Mai 11
"Falta, sobretudo, uma formação específica para as lideranças para que aprendam a dialogar com seus subordinados de forma respeitosa, sem ameaças e que estimule a maior e melhor produção", diz Cidinha Reis

Cerca de 100 dos 200 gráficos da Nova Página ainda não completaram dois anos no trabalho. Grande parte desses funcionários novos ainda estão em formação. Todavia, ao invés de investir na qualificação desses profissionais, a empresa, liderado pelo atual gerente de produção, decidiu pressioná-los por produtividade e sem falhas, sob a ameaça de punições, a exemplo de advertências, suspensão e de troca de funções. Nos últimos 20 dias, a situação chegou ao limite, pois além das ameaças, o que já caracteriza o crime de assédio moral, este gerente de produção, que também é novo na Nova Página, com apoio de líderes subordinados, protocolou suspenção e advertências de funcionários, em razão de falhas causadas, cujas ocorreram, sobretudo, em razão da falta de atenção da empresa no seu processo gerencial de qualificação de seus funcionários.

Todavia, a revolta foi grande entre os funcionários, que não acharam justo serem punidos por limites da gestão e conduta abusiva de alguns chefes. Os empregados denunciaram o problema no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Jundiaí e Região (Sindigráficos), que já tomou as devidas providências junto à empresa, reunindo-se nesta quarta-feira (6). A Nova Página se comprometeu em corrigir os excessos e melhorar a gestão empresarial, para requalificar o andamento da mesma, visando qualificar melhor os seus funcionários e evitar tais formas de assédio.

"Esperamos que de fato seja resolvido o problema", diz a trabalhadora do setor de acabamento da empresa, Cidinha Reis. Ela, que também é dirigente do Sindigráficos, fala que falta treinamento para os funcionários sobre suas funções, a título de melhor qualificá-los. Mas, a dirigente frisa que falta, sobretudo, uma formação específica para as lideranças para que aprendam a dialogar com seus subordinados de forma respeitosa, sem ameaças e que estimule a maior e melhor produção.

O Sindigráficos convocou a Nova Página para reunião nesta quarta (6). O encontro foi proveitoso, pois os representantes da empresa se mostraram conscientes de que o problema se revolve com mais ações voltadas à requalificação dos trabalhadores, do que com punições. "A empresa falou que ao tomar conhecimento do problema, já contratou uma consultoria em gestão de procedimentos e remuneração, com o objetivo de já iniciar os trabalhos para requalificar os chefes da empresa, bem como para realizar a equiparação salarial de funcionários, quando for o caso, a fim de evitar injustiças", diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

O dirigente conta que já na próxima semana a empresa ficou encarregada de oficializar junto ao Sindigráficos todas as promessas anunciadas nesta reunião. Rodrigues informa que os representantes da Nova Página foram muitos solícitos à questão levantada, mostrando o comprometimento de que estão focados em resolver o problema de verdade, a exemplo da iniciativa prévia de contratar uma consultoria especializada para sanar tais deficiências na gestão empresarial, com foco também em coibir abusos contra os funcionários e regularizar os procedimentos e impedir assédios.

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Mai 08
Comunicamos que nessa Sexta-Feira, dia 8/05/2015, não haverá expediente no Sindicato dos Gráficos devido a preparação da comemoração aos 25 anos de fundação.

Venha comemorar conosco, a partir das 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos com um cocktail especial.

Venha fazer parte dessa comemoração conosco, você é nosso convidado.

A Direção

FONTE: STIG GUARULHOS

written by FTIGESP

Mai 08
O Sindigráficos dos Trabalhadores nas indústrias Gráficas de Jundiaí e Região acaba de lançar o Jornal Gráficos na Luta. A publicação, que atende as exigências da nova política de comunicação da entidade de classe, visa contribuir na formação e polítização da categoria, por meio deste relevante instrumento de comunicação impresso nas portas das fábricas, bem como junto ao movimento sindical do setor e de maneira em geral. CONFIRA AQUI O JORNAL GRÁFICOS NA LUTA!

FONTE: STIG JUNDIAÍ 

written by FTIGESP

Mai 07
Na última quinta-feira (30), comemorou-se o Dia Nacional da Mulher. A data foi instituída pelo então presidente João Figueiredo em 1980. A partir daí a data tem sido lembrada para marcar a integração da mulher no processo de desenvolvimento social do Brasil

O Comitê das Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Sorocaba e Região (STIG) realizou um encontro com 30 profissionais sindicalizadas ao órgão de classe, para discutir assuntos relacionados ao progresso da mulher na sociedade brasileira e no mundo do trabalho. O evento, que foi realizado domingo (26), no Clube de Campo da cidade, local onde o sindicato tem convênio, contou com a participação de Leonardo Del Roy, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (CONATIG).

"Foi muito proveitoso e produtivo o encontro com as companheiras que tinham muitas dúvidas sobre seus direitos", conta Niva Almeida, diretora executiva do STIG Sorocaba e membro do Comitê de Mulheres do órgão. A dirigente, que também é integrante da Federação Paulista dos Gráficos (FTIGESP), acredita que teve a oportunidade de conscientizar as participantes sobre os temas ministrados no encontro. Foram abordadas questões sobre o atual momento feminino referente à violência doméstica, assédio moral e a mulher gráfica no mercado de trabalho e na sociedade. Um vídeo sobre esses temas também foi exibido. Além de Niva, Del Roy e Fátima Álvares, dirigente do STIG Sorocaba e dos Comitês citados, formaram a equipe de palestrantes desta relevante atividade sindical.

O segundo momento do encontro em alusão ao Dia Nacional da Mulher foi voltado ao entretenimento das participantes. Brindes foram entregues a todas presentes, que puderam desfrutar de um delicioso churrasco com muita música ao vivo. A festividade evidenciou as conquistas da classe feminina ao longo da história de lutas contra a discriminação e o preconceito de gênero no País. "Ainda há muito o que lutar, sigamos sempre em frente, unidas, articuladas e mobilizadas", concluiu Niva.

FONTE: CONATIG 

written by FTIGESP

Mai 07
Nesta terça-feira (5), sindicalistas e representantes da Emepe trataram de um acordo onde garante uma redução de jornada de trabalho, com maior tempo para refeição e folga em sábados alternados. A empresa aceitou a exigência do sindicato de elevar de 30 minutos para uma hora, o tempo da refeição dos 210 gráficos, e manter o trabalho nos sábados alternados (1º e 2º turnos) e nos domingos alternados (3º turno). Na reunião, o texto do acordo onde consta tais benefícios já foi apresentado ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Jundiaí e Região (Sindigráficos), que estará analisando detalhadamente todas as cláusulas junto ao setor jurídico, antes da assembleia com os funcionários da Emepe, que será realizada no dia 18. O encontro visa deliberar sobre a validade do acordo.

"Se não houver divergência no texto do acordo proposto pela Emepe, este será o primeiro acordo com uma empresa na região de Jundiaí onde o trabalhador terá garantido os sábados alternados e uma hora de refeição", pontua Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Existem outras empresas que têm acordo de folgas alternadas na região, mas o tempo para a refeição é menor, a exemplo da Nova Página e da Gráfica Rami, em Cajamar e Jundiaí respectivamente.

O dirigente explica que o fato do avançado acordo está para se consumar primeiro na Emepe é resultado de outras lutas e direitos adquiridos no passado, bem como do maior nível de mobilização dos trabalhadores da Emepe em prol dos seus interesses, por meio da expressiva participação e articulação junto ao sindicato.

Já existe data para os funcionários da Emepe desfrutar de um maior tempo para a refeição sem perder os sábados de trabalho alternados, garantindo maior qualidade na hora da alimentação e vida social ao trabalhador nos finais de semana em que folgar."Se tudo correr dentro da previsão, o acordo passa a valer a partir de 1º de julho", conta Rodrigues. O prazo é necessário para a empresa preparar sua logística para implementar os benefícios.

Entretanto, o dirigente ratifica aos funcionários que tudo vai depender da análise jurídica minuciosa do texto do acordo entregue ao Sindigráficos nesta terça-feira (5). Caso tudo esteja adequado, o acordo passará para aprovação dos trabalhadores no próximo dia 18.

Em média, os trabalhadores dos três turnos terão uma redução de jornada de cerca de três anos semanais. Além disso, no sábado em que trabalhar, o gráfico receberá hora-extra no valor de 80 por cento adicional da hora normal de trabalho, conforme acordo firmado anteriormente com a Emepe. E de 100 por cento de hora-extra no serviço em dias de domingo.

"Vale lembrar que, de acordo com o texto do acordo, a empresa também não poderá trocar os funcionários de turno, exceto quando para substituição temporária de empregados em função do gozo de férias e de licenças do INSS", alerta Rodrigues.

O acordo vai englobar os funcionários dos setores de Pré-impressão, Acopladeira, Guilhotina, Impressão, Corte e Vinco, Acabamento (colagem e destaque), Qualidade, Expedição, Almoxarifado, manutenção e PCD.

"Vamos informar durante a assembleia com os trabalhadores no próximo dia 18, como será distribuída a escala de serviço e de folga por turno", diz Rodrigues.

O dirigente aproveita para alertar aos trabalhadores para ficar sempre alerta e preparados para lutar enquanto não é consolidada de fato a negociação deste benefício, que já se arrasta há seis meses.


written by FTIGESP

Ir para página início  421 422 423 424 425 426 427 428 429 430  última