Nov 05
Leandro Rodrigues da Silva, presidente do STIG Jundiaí


Na madrugada desta terça-feira (4) foi realizado uma assembleia com os trabalhadores da Gráfica Ideal, em Campinas, totalizando a 34 mobilizações em empresas no Estado de São Paulo em 42 dias de Campanha Salarial Unificada dos Gráficos.

De acordo com o presidente do STIG Jundiaí, Leandro Rodrigues da Silva, a situação dos trabalhadores gráficos em Campinas é um tanto delicada, pois o Sindicato Patronal da cidade é intransigente e não abre espaços para negociações com o STIG Campinas.

"Os trabalhadores estão sendo prejudicados com a falta de sensibilidade em não negociar com o sindicato que é o representante dos trabalhadores e ainda instaurou o dissídio coletivo", informa o presidente do STIG Jundiaí.

Na próxima terça-feira, dia 11, está programada a terceira e última rodada de negociações e se o SINDIGRAF (Sindicato Patronal) não for mais flexível nas negociações a categoria poderá decretar estado de greve por prazo indeterminado. "E VAMOS À LUTA"

FONTE: STIG JUNDIAÍ


written by FTIGESP

Nov 05
Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 30 deste mês. Empresas têm até o dia 30 deste mês de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário. Todos os trabalhadores contratados pelo regime CLT têm direito.O salário extra pode ser integral ou proporcional, dependendo do número de meses trabalhados no ano.

Nesta primeira parcela, os funcionários devem receber uma quantia equivalente a metade de sua remuneração mensal, sem nenhum desconto. Ou seja, quem ganha 2000 reais, por exemplo, deve receber, até o dia 30, um salário extra no valor de 1000 reais.

As deduções de INSS e Imposto de Renda, quando houver, são feitas na segunda parcela, que deve ser paga obrigatoriamente até o dia 20 de dezembro.

FONTE: STIG DE SP

written by FTIGESP

Nov 05
Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindigráficos

O seguro-desemprego, benefício criado para auxiliar o trabalhador em algumas situações delicadas, como o período do desemprego, gera muitas dúvidas, principalmente, sobre quem tem direito e como o cidadão deve proceder para poder se beneficiar com o programa. É por isso, que o Sindigráficos decidiu falar sobre o assunto para a categoria e para os trabalhadores em geral.

O seguro-desemprego foi instituído pela Lei 998, de 11 de janeiro de 1990, e alterado pela Lei 8.900, de 30 de junho de 1994, para promover assistência financeira temporária aos trabalhadores desempregados. Além de auxiliar na busca de um novo emprego, já que o benefício promove ações de orientação, recolocação e qualificados profissional. Assim, o trabalhador que tem direito de requerer o seguro-desemprego é aquele dispensado sem justa causa; aquele que teve o contrato suspenso por participação em curso de qualificação; trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão; e pescadores profissionais durante o período de proibição de pesca.

A assistência será concedida em no máximo cinco parcelas. Três parcelas se o trabalhador comprovar que esteve empregado no mínimo seis meses e no máximo onze, nos últimos 36 meses. Quatro parcelas se comprovar que trabalhou de 12 a 23 meses, nos últimos 36. E cinco, caso o trabalhador comprove vínculo com alguma empresa no mínimo 24 meses, nos últimos 36. O montante da parcela vai variar de acordo com o salário anterior do trabalhador e não pode ser inferior ao valor do salário-mínimo.

Para fazer o requerimento, o trabalhador dispensado sem justa causa deverá preencher o formulário "Requerimento do Seguro-Desemprego" que receberá do próprio empregador e entregar em qualquer agência da CAIXA.

No entanto, a partir de 1º de abril de 2015, o seguro deverá ser solicitado apenas pela internet. Assim, os empregadores deverão usar o aplicativo Empregador Web para comunicar a demissão do funcionário. O aplicativo já está disponível e facilita o processo.

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindigráficos

FONTE: STIG BARUERÍ

written by FTIGESP

Nov 04

written by FTIGESP

Nov 03
Na madrugada desta sexta-feira (31) estivemos em Itu para realização de assembleia com os trabalhadores da Cobra Metais Decorativos, totalizando a 33ª assembleia desta Campanha Salarial Unificada no Estado de São Paulo.

Além da distribuição de materiais informativos, os representantes dos sindicatos dos gráficos filiados a FETIGESP, informaram os trabalhadores sobre o resultado da 2ª Rodada de Negociações, onde os representantes do Sindicato Patronal mantiveram a mesma proposta de reajuste de somente 100% do INPC e de muita choradeira, mesmo com a bancada dos trabalhadores apresentando dados que comprovam as condições econômicas das empresas cederem um reajuste com aumento real.

Na 3ª e última Rodada de Negociações, no próximo dia 11, a categoria poderá decretar estado de greve por prazo indeterminado se o SINDIGRAF (Sindicato Patronal) não for mais flexível nas negociações. E VAMOS À LUTA!!!

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Ir para página início  466 467 468 469 470 471 472 473 474 475  última