Out 20
Realizada no dia 11 de outubro na sede do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos para discussão e encaminhamentos referentes às propostas do governo Temer sobre Reforma Trabalhista e Previdenciária. Estiveram presentes várias lideranças sindicais da região e representantes de todas as centrais sindicais. Participou também o Gerente Regional do MTE, Gionei Gomes da Silva. O atual Superintendente do Ministério do Trabalho do Estado de São Paulo, Eduardo Anastásio também foi convidado, mas não compareceu, lembrando que foi nomeado recentemente pelo novo governo.

O Gerente Regional alertou os Sindicatos da necessidade de se interarem sobre a Homolognet que será implantada definitivamente no próximo ano. Salientou ainda que o agendamento de mesa redonda atualmente só é possível através do site do Ministério do Trabalho, presencialmente não se agenda mais.
Provavelmente em médio prazo os pedidos de fiscalizações trabalhistas deverão ser via on line também.Continuando. Geonei se diz preocupado com a aprovação da PEC 241, uma vez que faz parte da PEC o cancelamento de concurso público para os órgãos federais e com isso a Gerência Regional do MT da Baixada Santista deverá ser mais prejudicada ainda, uma vez que contamos com apenas oito Auditores Fiscais que dão atendimento na da Baixada Santista, litoral norte e sul e também o Vale do Ribeira. Corremos o risco de ficar sem representação daqui cinco anos se isso ocorrer, uma vez que os atuais Auditores estão prestes a requerer a aposentadoria.

Mobilização contra as Reformas
Por fim as lideranças presentes, com a coordenação do Grupo de Trabalho do Conselho Sindical Regional decidiram por realizar mobilizações contra as propostas das reformas regionalmente. Fazendo mobilização na porta da residência dos Deputados e Senadores por regiões. A idéia é pressioná-los para que não votem em propostas que venham a prejudicar trabalhadores da ativa e aposentados. Caso não atendam os anseios dos trabalhadores serão denunciados dentro de seu berço político. Essa proposta será encaminhada a todas as direções estaduais das Centrais Sindicais. Independente ou não da aprovação da proposta pelas Centrais o Conselho Sindical Regional da Baixada Santista estará fazendo sua parte, visitando a residência dos Deputados aqui da região.

FONTE: STIG SANTOS

written by FTIGESP