Set 29

Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) para revogar a nefasta reforma trabalhista precisa de 1,3 milhões de assinaturas. A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), através dos afiliados (STIG), iniciou a coleta de assinaturas, seguindo a resolução da Confederação Nacional (Conatig)

Na última semana, dois dos 18 STIGs paulistas deram início a coleta de assinaturas de gráficos nas empresas das regiões de Barueri/Osasco e de Jundiaí. A iniciativa atende a uma orientação da diretoria nacional da Conatig deliberada na primeira quinzena deste mês. A Conatig acolheu a proposta defendida pela Ftigesp durante o encontro. As assinaturas acompanhadas do número do título de eleitor, que precisam atingir 1,3 milhões até o final de outubro, compõe um esforço nacional de todas as categorias profissionais para apresentar no Congresso Nacional um Plip a fim de revogar a validade da lei que originou a reforma trabalhista, a qual entra em vigor no dia 11 de novembro. Os STIGs interessados em iniciar rapidamente a coleta de assinaturas dos gráficos podem baixar os critérios (AQUI) e as folhas modelo do referido abaixo-assinado (AQUI).

Para o secretário de Comunicação da Ftigesp, Álvaro Ferreira, autor da proposta da Conatig aderir a campanha de coleta de assinaturas para o Plip, é indispensável que todos os sindicatos entrem nesta ação para garantir as 1,3 milhões de assinaturas necessárias. E é vital porque o Plip poderá revogar a reforma trabalhista, como já fez com outras leis no Brasil. O sindicalista também preside o STIG Barueri/Osasco, órgão que deu a largada na coleta de assinaturas de gráficos pelo país. Ele informa que iníciou na quarta-feira (20) pelas gráficas da cidade de Cotia (Romit, Ricargraf e Brasil Form) e de Taboão da Serra (Implaca e Simpel). O STIG também levou a proposta para que sindicatos de outras categorias na sua região façam o mesmo. A proposta foi feita ontem numa reunião.

O STIG Jundiaí também iniciou na última semana a coleta de assinatura para o Plip. De terça-feira (19) até quinta-feira (21), instalou uma tenda na frente da gráfica Jandaia, na cidade de Caieiras. "Lançamos a nossa Tenda da Resistência que será itinerante pelas empresas da região", diz Leandro Rodrigues, presidente do sindicato. A Confederação Nacional dos Gráficos parabeniza os STIGs pela iniciativa e conclama os demais a entrarem nesta luta. "Precisamos muito desse Plip em favor do gráfico e todos os trabalhadores", diz Leonardo Del Roy, presidente da Conatig.

Além das assinaturas, Jorge Caetano, diretor de Relações Institucionais da Conatig, chama atenção para alertar os gráficos sobre a necessidade de mudar os políticos do Congresso através do voto na eleição de 2018. "Foi a maioria dos deputados federais e senadores, aliados de Temer, que aprovaram a reforma trabalhista. Se reeleitos, não aprovarão nosso Plip pela revogação da reforma, quando ela tramitar no Congresso", diz.

written by FTIGESP