Out 23

Nos próximos cinco anos, a partir de 5 de janeiro de 2018, os gráficos da Baixada Santista devem ser comandados por uma trabalhadora, caso seja aclamada pela categoria, no próximo mês, a chapa única à direção sindical (STIG), intitulada pela Manutenção de Nossa História. A chapa é formada por 20 gráficos, a exemplo do atual presidente Jorge Caetano, sendo encabeçada pela diretora Sueli Reis, concorrendo à Presidência da entidade. Se confirmada, será a 1ª mulher no comando do órgão nos seus 87 anos de existência oficial, sem falar nos anos da associação dos trabalhadores da classe na região, que foi fundada no ano de 1923.

A eleição será realizada no dia 28 do próximo mês. Mas, como só houve a inscrição de uma chapa, o estatuto do STIG permite que o processo ocorra através de uma assembleia extraordinária, a título de economia processual e de custos. Será realizada às 18h no sindicato. Sueli, que é profissional da Guarani Digital em Santos, já participa da direção do STIG há muitos anos. Ela e os demais sindicalistas titulares e suplentes da Executiva e do Conselho Fiscal enfrentarão novos desafios para a organização da classe, talvez os maiores, diante da reforma trabalhista.

Jorge, que deixará o comando da entidade após 16 anos na presidência, continuará firme na luta em prol dos gráficos, auxiliando Sueli e todos os demais sindicalistas da chapa 'Manutenção de Nossa História'. "Jorge segue a tradição atuante dos antigos dirigentes do STIG Santos, como os ex-presidentes Luiz Varela, Vivaldo Vasconcelos e Mário Monte, este que foi inclusive presidente da Federação Paulista da classe (Ftigesp)", comenta Leonardo Del Roy, atual presidente da Ftigesp, tendo Jorge como o seu atual vice-presidente na entidade estadual dos gráficos.

"Apesar de ser um STIG que sua base de gráficos sofreu muito frente os efeitos da evolução tecnológica no setor com fechamento de muitas empresas e de todo desemprego, o órgão sempre continuou grande no quesito político; e Jorge honrou este legado nesta última gestão de 2012 a 2017, bem como nas anteriores que presidiu", diz Leandro Rodrigues, secretário-geral da Ftigesp. Jorge aproveita para ressalta que além de politicamente, o STIG Santos também se destaca no campo organizativo dos trabalhadores, sendo o único do estado a garantir para os gráficos o adicional de Insalubridade para todos, independente da empresa, bem como o direito para trabalhadoras amamentarem por três horas diárias, tudo isso contido dentro da avançada Convenção Coletiva da categoria.

A Federação aproveita então para desejar sucesso a Sueli na nova e desafiadora tarefa, bem como se coloca à disposição dela e do STIG Santos e espera que a luta continue firme em defesa dos profissionais gráficos da Baixada Santista, do estado e de todo o Brasil. Se tudo transcorrer como o esperado, a posse da primeira presidente do STIG Santos e os demais dirigentes da chapa "Manutenção de Nossa História" será realizada dia 5 de janeiro de 2018. Sueli será a segunda presidente mulher na história dos STIGs no estado de São Paulo. A 1ª a trabalhadora gráfica Márcia Maria - atual presidente do STIG Taubaté.

written by FTIGESP