Out 25

Desde a última semana, quando começou a 2ª Campanha de Prevenção Sobre o Câncer de Mama, realizando palestras para mulheres gráficas e demais profissionais e desempregadas, o Sindicato dos Gráficos (STIG) da região, filiado à Federação Estadual da classe (Ftigesp), não parou. O órgão de classe, que conta com a parceria de palestrantes nas áreas de Enfermagem, Assistência Social e Estética, realizou quatro palestras até agora e pretende continuar até o final do mês. Acompanhadas do atual presidente e da futura presidenta do STIG, Jorge Caetano e Sueli Reis respectivamente, algumas dessas profissionais já participaram até das atividades realizadas nas portas das gráficas da Baixada Santista.

"A nossa missão é conscientizar as companheiras para a necessidade da realização do autoexame e principalmente a procura de um médico especialista para fazer exame clínico periódicos, diz Sueli. Os exames são indispensáveis, a exemplo da mamografia e do ultrassom da mama, mesmo que nada seja identificado no autoexame do toque. Este alerta foi dado pela experiente enfermeira padrão Ana Lúcia Pereira da Silva, especializada em Oncologia e Quimioterapia em hospitais da região. Ela, que fez e faz questão de participar da Campanha do STIG Santos, acumula uma vasta experiência no trato de pessoas acometidas pelo câncer e assumiu como missão alertar as pessoas para a agressividade desta doença, inclusive as consequências com o tratamento químico.

A baixa autoestima das mulheres com câncer é quase que a totalidade quando descobre a doença e durante tratamento quimioterápico, sendo necessário buscar força sobretudo das famílias e das pessoas do seu convívio. "Foi o que relatou emocionada Bernadete Trajano, uma das mulheres que participou na palestra de abertura de nossa campanha no auditório do Sindicato dos Comerciários de Santos", conta Caetano, que, infelizmente, inclusive perdeu sua mãe e irmãs por conta desse câncer. Bernadete descobriu a doença em 2013 e relatou que foi o momento mais difícil de sua vida, mas que não se abateu e enfrentou a situação com a orientação dos médicos. "Hoje digo que venci o câncer", contou.

A força de Bernadete não é comum na maioria das pessoas com câncer. E para buscar retomar a autoestima das mulheres doentes há pessoas como a esteticista Regiane Lapetina que atua no Projeto Social Amigos do Peito. Regiane, que também é parceira da Campanha do STIG, usa o seu conhecimento profissional aplicando gratuitamente nas pacientes o método de micropigmentação em aréolas, cílios e sobrancelhas. Outra mulher que usa seu conhecimento e é parceira do STIG nas palestras é a assistente social Rúbia Cavalari. Ele explica que muitas não sabem dos direitos que têm quando com o câncer, como saque de FGTS e etc.

"Com esse time de super seres humanos, já realizamos várias palestras, a exemplo das feitas para professores/mães de usuários da Associação
dos Autistas de Santos, bem como para as mulheres trabalhadoras e desempregadas na Associação de Melhoramento do bairro Jardim Dolores, na periferia da cidade de São Vicente", frisam Caetano e Reis. A campanha também já passou por várias gráficas da região, a exemplo da gráfica Avalon em Santos e do Poupa Tempo em Praia Grande. Estas ações sempre contaram com uma das três palestrantes parceiras.

written by FTIGESP