Jan 22

Há poucos dias, uma nova diretoria eleita pela categoria tomou posse a frente da gestão do quase centenário Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) da Baixada Santista. Na cerimônia, marcada pela troca do comando do entidade, assumida pela trabalhadora gráfica Sueli Reis, após 20 anos do dirigente Jorge Caetano no posto, o público presente assistiu a nova diretoria, eleita há dois meses, aceitar o desafio de dar continuidade a luta nos próximos cinco anos em prol da unidade e organização da classe em defesa da garantia dos direitos trabalhistas, mesmo diante do atual momento de atraso político-econômico no Brasil.

"A nossa responsabilidade será ainda maior diante dessa conjuntura de retrocesso contra toda classe trabalhadora daqui e em todo país, desde quando congressistas aliados de Temer golpearam nossa democracia", frisaram Reis e Caetano. O evento, realizado em Santos, na Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de SP, contou com a participação de parte do movimento sindical e social da região e de fora. Dentre as lideranças no local, Mariângela Pires (Sintetel), Michel Iorio (Assojubs) e Marineide Silva (Movimento Pró-moradia de Praia Grande) - mulheres estas presentes em apoio especial à posse da 1ª mulher à presidir este histórico STIG. Além delas, houve a participação de trabalhadoras gráficas da base de atuação do Sindicato, a exemplo das profissionais Sileide Cordeiro e Silvana dos Santos

As lideranças gráficas do estado e do país também prestigiaram a posse de Sueli e dos demais dirigentes, inclusive a de Jorge, este que, apesar de deixar a presidência, continua na direção da entidade. Dentre elas, a vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig), Elisângela Oliveira, que é secretária geral do STIG São Paulo; o presidente da Conatig, Leonardo Del Roy, que também preside a Federação paulista do Gráfico (Ftigesp); e o presidente do STIG Jundiaí, Leandro Rodrigues, que é secretário-geral da Ftigesp. Sueli aproveitou para agradecer a todos e para pedir o apoio da diretoria do seu STIG e todo movimento sindical da região, bem como da Ftigesp e da Conatig.

Del Roy e Rodrigues fizeram questão de destacar o importante trabalho desenvolvido por Jorge ao longo dos quatro mandados de presidente do STIG Santos e de declarar a continuidade do apoio da Ftigesp e Conatig à entidade dos gráficos santistas, agora comandados por Sueli Reis. "Acompanho toda luta de Jorge neste tempo e destaco que ele conduziu com firmeza a luta sindical para fazer o melhor para a categoria", frisou Rodrigues. Del Roy aproveitou para parabenizar Jorge por todo trabalho. E ainda realçou a chegada da primeira mulher na presidência do STIG, a partir da liderança de Jorge e de toda confiança conferida pela classe.

Caetano agradeceu todo o apoio da categoria e de todos os diretores do STIG que trabalharam com ele durante os mandatos o qual teve a honra de representar a categoria gráfica da Baixada Santista. Ele aproveitou ainda para ressaltar que a nova presidente da entidade (Sueli Reis) está bem preparada para enfrentar os desafios que serão enfrentados com as novas investidas do governo e do grande capital contra os sindicatos.

written by FTIGESP