Fev 14

Ftigesp parabeniza STIG pela uniformização das conquistas para todos

Dezenas de trabalhadores gráficos das unidades dos Poupa Tempo em toda região de Campinas e das unidades do Detran em cidades da área conquistaram reajuste salarial de quase o dobro do restante no estado. O avanço é resultado da atuação do Sindicato da classe no local (STIG). A entidade vinha negociando com a Valid - empresa responsável pelos gráficos que prestam serviços nestas espaços públicos voltados para a confecção de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação. Foi então firmado um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) onde garantiu 3% de reajuste - percentual superior à inflação anual acumulada em 1,83%.

Apesar da conclusão agora, o reajuste é retroativo a novembro de 2017, mês de referência do aumento salarial da maioria dos gráficos paulistas. "A diferença salarial dos meses de novembro, dezembro e 13º salário já foi quitada na folha de pagamento de janeiro, conforme acordado", conta o presidente do STIG, José Benedito, mas conhecido por Mococa.

A ideia do dirigente em beneficiar os gráficos da Valid de todas cidades da região nasceu inicialmente do resultado da excelente negociação do STIG com o sindicato dos patrões da classe. Como a entidade patronal só responde por Campinas, foi validado o reajuste salarial de 3% só dos profissionais da Valid e de todas gráficas instaladas na cidade. E ficou de fora o restante dos gráficos da Valid dos municípios da região, cujos são de responsabilidade do STIG. Foi então que Mococa tratou direto na Valid, reivindicando o acordo em questão, estendendo o direito a todos.

"Não era justo que uns gráficos da Valid de nossa região de ação fosse tratado de forma desigual quando são da mesma categoria e empresa", disse Mococa. O dirigente fala que já começou mais acordos com outras gráficas de fora de Campinas, a fim de garantir direitos iguais e reajuste salarial maior também para todos gráficos da região. Além de Campinas, a base territorial do STIG é em Espírito Santo Do Pinhal, Holambra, Hortolândia, Itapira, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio De Posse, São João Da Boa Vista e Sumaré.

A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), órgão que o STIG é filiado, parabeniza Mococa e toda a direção sindical pela uniformização desses direitos e salários da categoria em Campinas e nas cidades da região. "Desejamos que tal conquista se amplie para além dos profissionais da Valid", diz Leonardo Del Roy, presidente da entidade estadual da classe. E isso já está acontecendo em várias empresas de fora do município de Campinas onde os gráficos devem ter os mesmos ganho real, dentre elas as gráficas Marreco Ltda, Max Printer, Inove Artes Gráficas Ltda, CA. A. da Silva Etiquetas, Dutra Etiquetas Ltda, Ana Guerreiro Ltda, Débora Gaspar Gráfica Ltda, Hortolândia Ltda, Vanguarda Produções Gráficas Me, Dias Artes Gráficas Ltda, Elaine Belém de Oliveira Me e Kromos Produções Gráficas). Não fique só: Sindicalize-se!

written by FTIGESP