Set 14

STIG Barueri coordena o processo e tem a assistência da Ftigesp, a qual conduz a negociação coletiva dos gráficos dos jornais e revistas do estado

Nesta sexta-feira (14), o reajuste salarial e a garantia dos direitos coletivos dos 150 gráficos da Folha-SP começam a ser negociados com a empresa. A agenda foi solicitada pelo Sindicato da categoria (STIG Barueri-Osasco) depois da pauta de reivindicação aprovada pelos trabalhadores no fim do mês passado. A data-base da classe é em 1º de outubro, assim como é a do conjunto dos gráficos do Estadão e da Editora Abril, bem como para todos os gráficos dos jornais e revistas do interior do estado. Em todos os casos, a categoria pleiteia um aumento de 3% acima da inflação anual e outras pautas, como informa a Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp).

Nos últimos anos, depois que o parque gráfico da Folha foi para a cidade de Santana do Parnaíba, na região de atuação do STIG Barueri-Osasco, a entidade passou a conduzir a negociação e tem o apoio da Ftigesp, mas a entidade estadual continua coordenando a negociação da campanha salarial dos jornais e revistas da capital e do interior de São Paulo. Desde a mudança de cidade, o STIG negocia um Acordo Coletivo de Trabalho para os gráficos da Folha-SP em sintonia com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que continua regendo todo o segmento dentro do estado.

"Esta é a segunda campanha salarial que fazemos após a aprovação da lei da reforma trabalhista de Temer, que precarizou relações trabalhistas e desvalorizou enormemente os trabalhadores brasileiros", realçou Álvaro Ferreira, presidente do STIG Barueri-Osasco. Por isso, o sindicalista sabe das dificuldades das negociações e garante que houve uma preparação para enfrentar o patronal em busca do melhor para categoria. Ele diz que já conta com a participação e apoio dos trabalhadores gráficos de base.

"Além do aumento real de 3% e mais a reposição da inflação do período, os gráficos da Folha, bem como do Estadão, Editora Abril e dos demais jornais e revistas do interior lutarão junto da Ftigesp e seus STIGs locais pela manutenção de todas as cláusulas existentes na Convenção Coletiva de Trabalho do segmento", fala Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. O sindicalista está contribuindo na negociação do acordo com a Folha-SP e coordena a negociação salarial dos jornais e revistas do estado.

written by FTIGESP