Out 19

Thomas Caspary continua relevante para o setor, apesar de seu recente falecimento

Nos últimos meses, após dois anos de contribuição técnica do engenheiro gráfico Tomas Caspary, que foi assessor da Federação Paulista da classe (Ftigesp) para assunto de enquadramento sindical de empresas do ramo, falecido no início do mês, o Sindicato da categoria nas Gráficas de Jundiaí e região (STIG) tem conseguido enquadrar sindicalmente empresas que estavam negando os direitos coletivos dos trabalhadores como gráficos.

A Ftigesp e Thomas Caspary (in memória) continuam importantíssimos nestas conquistas. O STIG conseguiu, a partir dos documentos técnicos elaborados por Thomas e o órgão estadual, demonstrar agora para três empresas de que suas atividades econômicas são pertinentes à gráfica. Com isso, os funcionários são gráficos, devendo receber todos os direitos coletivos e salários postos na Convenção Coletiva de Trabalho da classe. Parcela deles já começaram a receber. E os demais a partir de outubro.

Além do enquadramento sindical como gráfica das empresas SP Placas (Itupeva), Brasgraphics (Valinhos) e Dekorace (Itupeva), sem a precisão de ação judicial, pois levaria a um prejuízo maior para estas empresas, pois teriam de pagar direitos da classe negados nos últimos cinco anos, o STIG já tem outras empresas na lista para realizar o enquadramento. "Já notificamos um conjunto de outras empresas. Caso não respondam, não hesitaremos de acionar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)", diz o presidente do Sindicato dos Gráficos de Jundiaí, Leandro Rodrigues.

O sindicalista adianta que convocará o MTE para cobrar dessas diversas empresas gráficas o cumprimento dos direitos dos trabalhadores deste segmento industrial. "Temos a nossa convenção coletiva de direitos com mais de 80 cláusulas definidas, que são obrigadas a seguir. E caso não queiram cumprir, cobraremos a quitação dos últimos cinco anos", ressalta. Já há uma lista de gráficas notificadas em Caieiras, Valinhos e Indaiatuba.

Leandro aproveita pra homenagear Caspary pela grande contribuição em vida onde fundamentou muitos laudos e documentos técnicos, usados até hoje pelo STIG Jundiaí e um conjunto de sindicatos gráficos paulistas e do país para o enquadramento de empresas que ainda negam ser gráfica para evitar a devida representação sindical e os direitos convencionados da classe. "Vá com Deus", diz emocionado Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp que até um mês tratava diretamente do assunto com Caspary.

A Ftigesp inclusive tem um longo trabalho nesta área de enquadramento sindical. Há décadas, Del Roy atua junto ao Ministério do Trabalho ainda quando existia a Comissão de Enquadramento por categoria profissional. Depois disso, continua desenvolvendo um intenso trabalho junto ao MTE para atualizar as cartas sindicais das entidades da categoria no estado e no Brasil. Por conta disso, Del Roy destaca, por exemplo, todos direitos garantidos aos gráficos das empresas de embalagens flexíveis no ABC paulista. Mas a luta continua junto às Gráficas Rápidas e de Comunicação Visual – as quais Caspary também produziu laudos importantes para que todos os STIGs continuem a luta pelo justo enquadramento sindical delas.

written by FTIGESP