Nov 28

Ação sindical garantiu direitos da classe. Em resposta, os trabalhadores decidiram se aproximar do sindicato e contribuir financeiramente com a entidade

No final do mês passado em Bauru, foi preciso só quatro dias após a intervenção do Sindicato local (STIG) em defesa da PLR e adiantamento quinzenal dos gráficos da Stilo Paper e Papel e Cor, revertendo falhas lá enfrentadas, para que mais de 80% dos 100 trabalhadores beneficiados mudassem de postura e se aproximassem da entidade sindical. E não só foi isto. Eles, que anteriormente haviam se recusado a descontar um dia de seus salários para contribuir com o sindicato, permitiram tal desconto e também um novo desconto em gratidão à negociação salarial de 2018.

Os gráficos dessas empresas reconheceram o papel do sindicato como sendo o único instrumento de luta da categoria em proteção da própria categoria", endossou Amilton Kauffman, presidente do STIG Bauru. O dirigente estava bem satisfeito com a resposta dada pelos trabalhadores após a resolução rápida do sindicato em defesa da 2ª parcela da PLR deles, que se encontrava em atraso, como também na regularização do pagamento do adiantamento salarial, que atrasava há três meses e nada era informado ao STIG, resolvendo em poucos dias após tomar ciência.

A atitude dos gráficos da Stilo Paper e Papel e Cor, empresas no mesmo parque industrial em Bauru, fazendo a contribuição sindical e assistencial em favor do STIG, fortalece a própria categoria porque dá condições para o sindicato continuar operativo em proteção dos direitos de cada gráfico. "Está provado que quando o STIG atua, junto e com os trabalhadores, atento às suas demandas e necessidades no chão de fábrica, a resposta dos gráficos é positiva", frisa Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista da categoria (Ftigesp), entidade na qual o STIG Bauru é filiada.

Kaufman espera que o restante dos gráficos também fortaleça o STIG. No caso da Stilo Paper e Papel Cor faltam apenas 19 dos 100 gráficos. Contudo, infelizmente, ainda há muitos trabalhadores na região que não têm apostado na unidade e organização em torno do sindicato da classe. Ao menos em relação a contribuição para fortalecer a entidade, a exemplo de muitos gráficos de grandes empresas, como na Tilibra e na Tiliform. O sindicalista espera que em tempo hábil os trabalhadores mudam de postura, sobretudo frente às dificuldades que aproximam e tendem a aumentar para a classe trabalhadora diante do novo governo.

written by FTIGESP