Dez 17

Ainda é negado a milhares de empregados de gráficas rápidas, empresas de comunicação visual e de embalagens impressas em qualquer material o seu direito de serem considerados gráficos e representados por gráficos

No começo do mês, depois de mais de um ano de tramite no Ministério do Trabalho em Brasília, foi entregue à Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp) a sua nova carta sindical para poder representar o trabalhador da categoria. A novidade deste registro é que ele consolidou o direito à entidade sindical, que têm todos sindicatos gráficos no estado filiados, a representar sindicalmente os trabalhadores das indústrias gráficas, mas também todos os vinculados à comunicação e serviços gráficos. Assim, legitima que também é um gráfico todo profissional que atua em gráficas rápidas, empresa de comunicação visual e de embalagem em qualquer suporte e processo, devendo ser representado por uma entidade gráfica.

O certificado do registro sindical da Ftigesp com essas atribuições já foi assinado pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério, Mauro de Sousa. O documento foi entregue ao presidente da entidade, Leonardo Del Roy, no último dia 4, na Superintendência do órgão em São Paulo. "A tecnologia está levando a rápida transformação do setor industrial, não sendo diferente no segmento gráfico, e criando uma nova realidade no setor produtivo na qual precisamos atuar para garantir a representação sindical dos trabalhadores da categoria, a fim de garantir-lhes todos seus direitos como profissionais gráficos", ressalta o experiente gráfico e sindicalista.

A carta sindical confere o poder para que a Ftigesp e todos os sindicatos afiliados possam reclamar inclusive judicialmente o enquadramento como gráfico dos trabalhadores de toda empresa onde tem a impressão gráfica em qualquer suporte ou processo, bem como as etapas da pré-impressão e/ou acabamento gráfico. É isso que consta no documento ao consolidar o direito da representação sindical dos profissionais de indústrias gráficas, mas também dos segmentos da comunicação e dos serviços gráficos.

No passado, a Ftigesp inclusive fez um grande trabalho para organizar e fortalecer a representação sindical direta dos trabalhadores através dos próprios sindicatos da categoria nas diversas regiões do estado. Hoje tem 19 sindicatos com atuação oficial em quase todas as cidades paulistas. Del Roy conta que apenas 50 empresas estão em áreas não organizadas, mas que, ainda assim, os gráficos estão representados pela Federação. A Ftigesp ainda dá suporte a todos os sindicatos que precisam enquadrar empresas que venham a negar o devido reconhecimento dos empregados como gráficos. Há modelos de notificações e outros instrumentos legais.

written by FTIGESP