Jul 26

Produção da gráfica Tilibra mantém intensa. Kauffman continua à frente do STIG e conduzirá a luta da classe por ganho real no salário e na PLR

Na última sexta-feira (19), os gráficos de Bauru, região onde fica a maior empresa de cadernos do Brasil, a gráfica Tilibra, resolveram reconduzir à presidência do Sindicato da classe (STIG) um profissional aposentado da empresa. A chapa encabeçada pelo gráfico Amilton Kauffman, que teve 95% de aprovação da categoria, já assume o desafio de representar os interesses dos trabalhadores da região na Campanha Salarial Unificada de 80 mil gráficos da grande maioria do estado de São Paulo. Os gráficos aguardam do patronal o começo das negociações pelos próximos dias.

"Apesar do cenário de instabilidade econômica, a gráfica Tilibra, que tem cerca de 750 funcionários, continua com grande produção", conta Amilton. Ele e os demais dirigentes, a maioria também reeleitos, terão de encarar uma campanha salarial também diante de uma conjuntura de retrocessos no campo político. Para o sindicalista, o governo Bolsonaro tem atacado de forma sistemática os direitos da classe trabalhadora e até o sindicato com ações para prejudicar as finanças sindicais e a defesa da categoria.

A direção do STIG, composta por alguns novos membros, a exemplo de Nilton Euflozino e outros, alerta para os desafios da campanha salarial, principalmente se não houve maior unidade dos trabalhadores. Por falar nisso, enquanto estava sendo realizada a eleição sindical, mais de 600 gráficos já havia se oposto a ajudar o sindicato financeiramente para que o órgão possa dar continuidade aos trabalhos em prol da categoria.

Além de Amilton Kauffman, a nova direção eleita do STIG é formada por Fátima Ferre, Antônio Ferreira, Márcio Natalino, Rodrigo Oliveira, Odair Macuica, Fábio Donizetti, Márcia Teixeira e Vera Regina na executiva da entidade. Na suplência, Carlos Vieira, João Vieira, Antônio Sales, Nilton Euflozino, Jair Pereira, Marco Garcia, Richard Delgado, Argemiro da Silva e Benedicto Botelho. No Conselho Fiscal, os titulares são Sérgio Beghini, José Roberto Granna e Vanda Lúcia Bellin, além dos suplentes Amauri Ribeiro, Rubenito Macuica e Severino dos Santos.

Para Federação paulista dos gráficos (Ftigesp), órgão que o STIG Bauru é filiado, é muito importante a continuidade de Kauffman no comando do sindicato. "Ele é um gráfico experiente, bem como tem desenvolvido um excelente trabalho como presidente da entidade dos gráficos da região", realça Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. Kauffman e toda a sua direção têm sido importantes inclusive para as negociações salariais da categoria de todo o estado, nas campanhas unificadas dos últimos anos.

Del Roy espera contar com o STIG Bauru outra vez na campanha atual e congratula os gráficos pela aprovação de 95% na direção da entidade. O dirigente ainda convida os gráficos não sindicalizados para entrarem nesta luta coletiva. Afinal, é de interesse de todos a conquista de 3% de ganho real no salário e descongelamento da PLR, pauta da campanha.

written by FTIGESP