Ago 05

Gráfico Adventista deixa de trabalhar no sábado e tem emprego mantido em uma grande empresa em Aparecida após atuação do sindicato local

Na última semana, o Sindicato dos Gráficos (STIG) de Taubaté recebeu a Medalha de Paladino da Liberdade Religiosa no 169° Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania, realizado no município de Aparecida. A entidade, representada pelo presidente Sandro Ramos, recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC). O reconhecimento resultou da atuação sindical que evitou a demissão de um trabalhador Adventista de uma importante gráfica no Vale do Paraíba.

"Conferimos a premiação a Sandro pelas ações de cidadania e cotidianas em favor da dignidade humana e liberdade religiosa", destaca em carta o conselheiro da ABLIRC, José Alexandre Faria. O caso reconhecido pelo órgão nacional foi a atuação do STIG em defesa do emprego e da fé de um gráfico que havia se tornado fiel da religião Adventista do Sétimo Dia. Os seus seguidores preservam o dia do sábado para louvar a Deus. Não trabalham neste dia. No entanto, a gráfica funciona no sábado e, depois de mudar para esta religião, o gráfico corria o risco de perder o emprego.

O caso ocorreu há dois anos. Sandro e os dirigentes sindicais que atuam na empresa do gráfico Adventista logo partiram em sua defesa. "Embora inicialmente a sua chefia direta o orientou a pedir demissão, pois o serviço ao sábado era indispensável, a direção da gráfica foi sensibilizada pelo sindicato. Um estudo foi rapidamente realizado e foi verificado a possível modificação da jornada do trabalhador, permitindo a folga nos sábados, e sem que a produção da empresa ficasse prejudicada", relembrou Sandro.

Até hoje o gráfico adventista continua trabalhando nesta gráfica Católica. "A direção da empresa foi bastante solícita depois de nossa interpelação, o que evitou o pedido de demissão do trabalhador, conforme foi orientado inicialmente pela chefia direta. Ainda bem que o caso chegou ao nosso conhecimento e pudemos defender o seu emprego e sua profissão de fé", diz Sandro, que é católico e critica qualquer intolerância religiosa. No Vale do Paraíba, por sinal, há gráficos e donos de gráficas de credos distintos.

Para Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), entidade que o STIG é filiado, a premiação nacional conferida ao STIG Taubaté pelo combate à intolerância religiosa é mais uma demonstração da relevância do sindicato para a vida laboral e pessoal do trabalhador de modo coletivo e individual. "Parabéns ao Sandro e sua direção sindical em prol da classe, bem como a empresa pela sensibilidade frente uma situação delicada", fala Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp, órgão que Sandro é secretário de Comunicação.

written by FTIGESP