Ago 09

Operação iniciou há poucos dias. Antes, a empresa se reuniu com o STIG e ficou acertado como regra a homologação sindical em caso de rescisão. Além da TeleSena, Esdeva ainda imprime a Carteira de Trabalho

Na última semana em Cajamar, começou a operação da nova unidade da gráfica mineira Esdeva, especializada no segmento Editorial e ainda em Impressos de Segurança. A empresa, que já possui 800 trabalhadores na sua matriz em Juiz de Fora, segundo foi repassado por sua equipe de RH durante a 1ª reunião presencial com o Sindicato da classe (STIG Jundiaí) na nova planta, visa ampliar seu mercado dentro do estado de São Paulo. Com isso, novos postos de trabalho já foram gerados e devem crescer na medida em que a demanda e produção da unidade avancem, de acordo com as metas anunciadas durante o encontro. A empresa também deixou uma marca importante quanto à transparente e respeito aos direitos dos trabalhadores e ao sindicato. Um acordo já foi firmado para que, em caso de alguma demissão, a rescisão contratual passará pela análise do STIG.

A homologação sindical da rescisão contratual foi estabelecida como via de regra para legitimar a conclusão do desligamento do trabalhador. Este mecanismo evita, por exemplo, que um gráfico seja demitido com direitos não computados ou quitados, sem que a entidade fique sabendo e possa atuar para reverter a situação. A homologação dificulta ainda a demissão dos empregados doentes ou sequelados por algum acidente de trabalho.

"A primeira impressão foi positiva. A coordenadora de Departamento de Pessoal (Roberta Cardoso) e a gerente de RH e Serviços da empresa (Elisa Vitoretti), juntamente com suas equipes vieram de Minas Gerais, e, na reunião conosco, afirmaram que o compromisso da Esdeva não é só com os clientes e fornecedores, mas também com os seus trabalhadores, com o nosso sindicato", diz Leandro Rodrigues, presidente do STIG da região. Eles ratificaram que a Esdeva será uma grande gráfica no solo paulista através da sua unidade de Cajamar. Inicialmente, arrendaram por 4 anos a Metro Print, que é uma gráfica recém-fechada com foco em impressão de Segurança. A operação iniciou no último dia 1º com 15 trabalhadores. Mais currículos de gráficos já foram entregues pelo Sindigráficos durante o encontro. A meta é contratar muito mais mediante à evolução planejada.

A chegada de novas gráficas e, com isso, a abertura de novos postos de trabalho, sobretudo em um cenário de desindustrialização e desemprego crescendo, é muito positiva. A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp) deseja sucesso para Esdeva e a congratula pela sensibilidade em atender ao STIG. "Fica garantida a proteção sindical da classe via a homologação da rescisão contratual, coisa que a nova lei trabalhista tirou absurdamente e que muitas gráficas se aproveitam para sonegar direitos do empregado demitido; e que o sindicato patronal não manteve na convenção da classe, mas apenas trouxe a recomendação que tem pouca aplicação na prática", diz Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. Ele aproveita para orientar os gráficos da Esdeva para que se sindicalizem, ampliando sua proteção.

written by FTIGESP