Nov 22
A campanha salarial dos trabalhadores gráficos pernambucanos começa a contribuir para a categoria em outros estados do País. O percentual conquistado de 10% para os trabalhadores dos jornais e 9% para os das empresas convencionais balizaram a negociação dos companheiros paulistas, que estavam enfrentando forte descaso do patronato local. Com o fechamento da campanha em Pernambuco, que garantiu aumento real e manutenção da convenção, a Federação Paulista dos Gráficos utilizou o respectivo resultado para pressionar os empresários de São Paulo, os quais são detentores do maior pólo gráfico da América do Sul, a aceitarem no mínimo, reajuste igual ao Estado nordestino.  
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig), Leonardo Del Roy, a conquista dos trabalhadores pernambucanos foi decisiva para garantir o reajuste salarial de 9% dos gráficos paulistas. “Serviu de referência para elevar a proposta de reajuste percentual oferecida pelos empresários”, conta, ressaltando que os patrões de São Paulo desejavam apenas aumentar o salário dos trabalhadores em 7,5%, entretanto, ficaram pressionados com o fato, e garantiram o percentual idêntico ao dos companheiros do Nordeste.  
A indústria gráfica paulista possui cerca de 90 mil funcionários, o que corresponde a aproximadamente 50% da categoria de trabalhadores gráficos do Brasil. Em Pernambuco, o setor possui cerca de 5 mil trabalhadores. “A luta da classe operária não tem fronteira. Venceu o trabalhador”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Grafias de Pernambuco (Sindgraf-PE), Iraquitan da Silva. Ele aproveita para parabenizar os companheiros paulistas pela conquista, e, sobretudo, congratular a consciência de classe dos gráficos pernambucanos, que enfrentaram a pressão do capital, em destaque, os trabalhadores do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e da IGB, que cruzaram os braços por vários dias e mostraram que ‘quem sabe faz a hora, não espera acontecer’.   

written by FTIGESP