Set 05

O STIG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas) de Marília/SP acaba de receber uma carta sindical concedendo novos direitos. O documento define a nova nomenclatura do órgão, que passa a representar tanto os profissionais das indústrias gráficas, como da comunicação e dos serviços gráficos. E também define a nova base territorial do Sindicato, o qual terá mais cidades sob tal representação: além de Marília e outros municípios, integra agora a região de Assis, que estava sem representatividade na prática, após a desativação do sindicato naquele município. A nova carta sindical foi entregue no Ministério do Trabalho de SP, nesta segunda-feira (1), ao presidente do Sindicato de Marília, Jose Aparecido de Souza, após trabalho intensivo e conjunto com a diretoria da Federação Paulista da Categoria (Ftigesp). O presidente da Federação e da Conatig (Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos), Leonardo Del Roy participou também do ato de entrega do valioso documento para a classe. Veja a carta sindical aqui!

"Esse documento consolida a base territorial de Marília e o próprio STIG, como o legítimo representante dos trabalhadores gráficos do setor desta região", comemora Del Roy. Ele avalia que a carta sindical representa o reconhecimento do Ministério do Trabalho em relação as atividades dos órgãos de classe dos gráficos em defesa da categoria em nível regional, estadual e nacional. É assim considerado porque o documento identifica e assegura todas as atividades do setor gráfico e dá sustentação ao enquadramento, inclusive para requerimento de enquadramento sindical das empresas do segmento. Ele é a consolidação de novas tabelas de enquadramento e representação da categoria, contribuindo para reforçar a possibilidade da defesa do enquadramento da classe junto ao Ministério do Trabalho.

O fato já consumado é que com a entrega da nova carta sindical, dando novos direitos ao STIG, que passa a representar tanto a região de Marília como a de Assis, a entidade de classe passa a atuar sobre uma maior área territorial, a partir da representação sindical da entidade de Marília, buscando garantir os direitos de mais gráficos. São trabalhadores de mais de 40 cidades. "É de fundamental importância ressaltar que hoje o STIG de Marília representa um grande número de trabalhadores desses locais. É relevante demonstrar para a categoria que o sindicato tem toda essa representação", destacou Souza, ao receber a nova carta sindical.

Os trabalhadores gráficos, representados pelo STIG de Marília, são os dos municípios de Assis, Álvaro de Carvalho, Bernardino de Campos, Borá, Cafelândia, Campos Novos Paulista, Cândido Mota e Chavantes. E também os de Cruzália Paulista, Dourado, Echaporã, Florínea, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Ibirarema, Lins, Lutécia, Maracaí, Marília, Ocauçú, Oriente, Ourinhos e Palmital. Além das cidades de Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Pompéia, Quatá, Queiroz, Quintana, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tarumã, Tupã e Vera Cruz.

FONTE: CONATIG

written by FTIGESP