Set 17
No final de agosto, entidades de classe do setor gráfico do país, lideradas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig), somaram forças com empregados do segmento comerciário, para protestar contra práticas antissindicais da empresa multinacional Walmart. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo. A ação contou com a solidariedade da classe trabalhadora de dentro e fora do Brasil. Dirigentes de várias centrais sindicais nacionais e de entidades internacionais participaram do protesto na cidade paulista. A UNI Américas Sindicato Global, entidade intersindical da qual a Conatig integra, foi uma das organizações que marcou presença contra o fim das intransigências e do desrespeito da multinacional no território brasileiro.

A manifestação contou com a participação da secretária regional da UNI Américas Sindicato Global, Adriana Rosenzvaig. A dirigente endossou a posição dos demais sindicalistas presentes e contrários às práticas antissindicais da multinacional. A Walmart vem dificultando o processo de sindicalização dos trabalhadores comerciários. Além disso, ainda regula a utilização de banheiro, entre outras atitudes em total desrespeito aos seus empregados. "Trata-se de uma empresa de um poderio econômico astronômico em todo o mundo, mas na prática, busca elevar seus lucros às custas de atitudes antissindicais em contrário ao que se possa aceitar de uma empresa deste porte", reclamou Leonardo Del Roy, presidente da Conatig. Outros dirigentes gráficos marcaram posição também em favor dos trabalhadores da Walmart. Dentre eles, Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIGs) de São Paulo, Santos e de Sorocaba.

Enlace UNI Brasil

Dias antes da realização da manifestação em favor aos trabalhadores e contra às práticas antissindicais da Walmart em São Paulo, reuniram-se na capital paulista, sindicalistas brasileiros ligados à UNI Global. Várias categorias profissionais fizeram parte da reunião de Enlace Uni Brasil. O setor gráfico e dos comerciários integram o grupo, dentre outros ramos. O encontro contou com a presença da secretária regional da UNI, Adriana Rosenzvaig, e de Alke Boessinger, diretora de UNI Comércio Sindicato Global. "Ambas denunciaram a precariedade as multinacionais com seus colaboradores", pontua Del Roy.

FONTE: CONATIG

written by FTIGESP