Multinacionais

Jan 30
UNI Sindicato Global e a imprensa e editorial sueca Elanders firmaram no dia de hoje um Acordo Global que garantirá as Normas Internacionais do Trabalho no Emprego e os Direitos de Organizações dos Empregados e estabelece uma nova norma para as Condições de Trabalho e os Direitos Sindicais no Setor de Imprensa e Editorial.
Adriana Rosenzvaig, Chefe de UNI Gráficos, Tommy Andersson, Grafiska, Sindicato Sueco da Imprensa, e Patrick Holm, Presidente Diretor Geral de Elanders, firmaram o acordo na Sede de Elanders em Gothenburg ante os membros de Comitês de Empresa Europeus (CoEE) e uma delegação de UNI Gráficos, que incluía representantes de Grafiska, do Sindicato Alemão Ver.di, do Sindicato Estados-unidense Teamsters GCC, de Solidarnosc da Polônia, de FTIGESP do Brasil e do Sindicato Britânico Unite.
A empresa também firmou hoje um acordo para formar um Comitê de Empresa Europeu.“Grafiska e outros Sindicatos de UNI trabalharam duro para assegurar a assinatura do acordo e agora faremos todo o possível para que este acordo se cumpra em sua letra e espírito”, disse Tommy Andersson. O acordo é o resultado da ação coordenada da afiliada de UNI, Grafiska, e de outras afiliadas de UNI, que representam os empregados de Elanders através do mundo, e UNI Gráficos, que organizou a série de reuniões e consultas entre a empresa e os Sindicatos para assegurar o respeito dos direitos fundamentais dos empregados.
Com presença local em onze países de quatro continentes, este acordo estabelece uma base sólida para organizar numa empresa de infomedia e imprensa a nível mundial.“A cooperação com Elanders e sua atitude favorável aos trabalhadores marca um momento decisivo no setor de imprensa e estabelece um modelo que confiamos que outras empresas sigam”, disse Adriana Rosenzvaig. “Nós nos fortalecemos e Elanders se há fortalecido hoje porque estamos colaborando para o futuro desta empresa e para o futuro do setor.”Elanders se há comprometido em ter uma atitude positiva com respeito aos esforços de organização dos Sindicatos, ao acesso livre aos trabalhadores e à supervisão da interação da empresa do Sindicato para assegurar que se cumpra o acordo. O acordo também assinala a primeira vez que uma empresa e um Sindicato tem desenvolvido uma relação forte entre o CoEE e sua Coordenação Sindical Global. Este Acordo Global é outro passo adiante no processo de desenvolvimento de Normas Laborais para Multinacionais à nivel mundial e é uma das chaves do êxito de organização em países como Estados Unidos, onde este acordo contribuirá para reforçar a luta dos Sindicatos Estados-unidenses para fazer aprovar a Lei de Livre Eleição do Trabalhador e garantir o direito fundamental de aderir-se a um Sindicato.UNI é o Sindicato Global de capacidades e serviços com 20 milhões de membros em 900 Sindicatos. UNI Gráficos representa a mais de um milhão de trabalhadores no Setor de Imprensa e Embalagem a nível mundial.
Grafiska é o Sindicato sueco para os trabalhadores do Setor Gráfico.
Elanders é um grupo mundial de Infomedia e Imprensa.Para mais informações contatem: adriana.rosenzvaig@uniglobalunion.org
Adriana Rosenzvaig
Chefe de Departamento UNI GRAFICOS SINDICATO GLOBAL
Avenue Reverdil 8-10CH-1260,
Nyon, Switzerland
+41792021926 Fax +41223652121 Assistente +41223652174
Skype: piluso2
Site Web: http:/www.uniglobalunion.org/unigraphical.nsf

written by administrador

Dez 15
Go to: UNI Graphical home page.....                       
14/12/2008....                       

"A atual perseguição de sua empresa contra os trabalhadores de R.R. Donnelley que apóiam os Teamsters é extremamente negativa. Por favor, não permita que sua posição contrária aos direitos  democráticos afete suas operações no estrangeiro, manchando e minando a imagem de todos os americanos”.                                   

Sr. Thomas J. Quinlan                                                                             
R.R. Donnelley                                                                                     
III South Wacker Drive                                                                             
Chicago, Illinois 60606                                                                           

Em nome dos 1.4 bilhões de membros da Irmandade Internacional dos Teamsters e dos  60 mil membros da GCC, protestamos veementemente em vista de outro exemplo dos preconceitos anti-sindicais de sua empresa, desta vez no Brasil. Um trabalhador e representante sindical da fabrica de RRD em Santa Rita, Brasil, foi suspenso por convocar uma reunião sindical.  
De acordo com a legislação brasileira e os padrões laborais internacionais, o delegado  Sergio Ricardo de Almeida tinha o direito de convocar dita reunião e havia informado sobre a mesma à gerência, como correspondia.  A pesar disto, os supervisores pressionaram os trabalhadores para que não assistissem a reunião, com o intuito explicito de debilitar o sindicato. Pedimos, insistentemente, que se anule imediatamente a suspensão Sergio de Almeida  e que o senhor ordene aos gerentes que ponham um fim às atitudes e
ações anti-sindicais.
"A atual perseguição de sua empresa contra os trabalhadores de R.R. Donnelley que apóiam os Teamsters é extremamente negativa. Por favor, não permita que sua posição contrária aos direitos  democráticos afete suas
operações no estrangeiro, manchando e minando a imagem de todos os americanos”.                                                                                       
Junto com a UNI G, nos juntamos aos trabalhadores gráficos de todo o mundo para reafirmar nossa pedido de um diálogo. Sergio deve ser reincorporado ao seu trabalho  e qualquer perda de salário resultante de sua injusta suspensão deve ser reembolsada, enquanto que a RRD deve reconhecer que a liberdade de associação dos trabalhadores deve ser respeitada.

Sinceramente,                                                                                     

James Hoffa, Presidente Geral                                                                     
George Tedeschi, Diretor                                                                           
Conferencia de Comunicações Gráficas                                        

written by administrador

Jun 03
UNI e GCC-Teamsters entregaram uma carta à gerência de Donnelley, na casa matriz de Chicago Delegados de UNI na Casa Matriz de Donnelley, em Chicago. Dezenas de trabalhadores de R.R. Donnelly, dirigentes de sindicatos de 10 países da América, Asia e Europa e do GCC-Teamsters e representantes de UNI Gráficos Sindicato Global apresentaram a demanda dos trabalhadores na casa matriz de R.R. Donnelly, localizada no centro da cidade de Chicago. “Viemos aqui para nos reunir com Thomas Quinlan, gerente executivo de R.R. Donnelly, porque há trabalhadores desta empresa que têm sido discriminados por tentar ser membros do sindicato”, disse Joe O’Connor, Vice-presidente do GCC-Teamsters.

“Nosso objetivo é construir um diálogo sobre a responsabilidade social da empresa e melhorar suas relações com os trabalhadores”. Joe O´Connor, Presidente do Grupo de Trabalho e Vice-presidente do GCC-Teamsters e Michel Muller, Presidente de UNI Gráficos, tentando entrevista com Thomas Quinlan.

No começo deste ano UNI lhe enviou uma carta a Thomas Quinlan solicitando uma reunião para discutir a respeito das normas internacionais de trabalho, evitando que os trabalhadores que desejam sindicalizar sejam discriminados e intimidados. Durante a visita a casa matriz de RRD, representantes de UNI e da GCC tentaram falar com a assistente de Quinlan, lhe dando uma cópia da carta. “Preocupa-nos muito que uma empresa como Donnelley se recuse a respeitar o direito à sindicalização e à negociação coletiva”, expressou Michel Muller, Presidente de UNI Gráficos. “Não podemos entender o desinteresse de Thomas Quinlan por estabelecer um diálogo construtivo com os Teamsters e UNI Sindicato Global. Os acionistas de Donnelley deveriam ficar preocupados por esta atitude.” R.R. Donnelly é um gigante da indústria gráfica, com filiais em todo o mundo.

UNI Sindicato Global representa a 15 milhões de membros, em mais de 300 países.
Para mais informações, por favor contate  Adriana.rosenzvaig@uniglobalunion.org

written by administrador

Jun 03
Companheiros
Por favor, sigam ao seguinte link para ver um vídeo de 5 minutos sobre
nossa campanha em R.R. Donnelley.
No dia 14/05/2008
http://www.youtube.com/v/XlUUzw7FW3Q&hl=en

written by administrador

Jun 03
Chicago, Illinois, 15 de Maio do 2008 A Segunda Conferencia Global do Grupo de Trabalho em Donnelley, reunida em Chicago no dia 15 de Maio de 2008, condenou as políticas anti sindicais da empresa, e em particular as ações recentes levadas a cabo na sua filial de Pontiac, Illinois, que são contrárias às normas internacionais de trabalho e aos estándares laborais dos Estados Unidos de Norte américa. O Grupo de Trabalho foi informado de que trabalhadores na filial RR Donnelley em Pontiac, Illinois, tentaram formar um sindicato com o GCC/IBT (Graphic Communications Conference/International Brotherhood of Teamsters). A empresa assediou, ameaçou e intimidou os trabalhadores dizendo que a matriz seria fechada e que perderiam os clientes. A empresa também deu a impressão de que está vigiando as atividades sindicais dos trabalhadores e ameaçou em fazer represálias por essas atividades. Os participantes na Conferencia expressaram a solidariedade internacional com os trabalhadores de RR Donnelley em Pontiac, Illinois, com os ativistas sindicais e com o GCC/IBT, comprometidos em esforços de sindicalização. O Grupo de Trabalho demanda que RR Donnelley cesse de forma imediata com suas táticas de impedir que os trabalhadores formem um sindicato, respeite o direito e à liberdade sindical e à negociação coletiva, e que permaneça neutra ante a qualquer atividade de sindicalização e reconhecimento sindical.  O Grupo de Trabalho se compromete a garantir o respeito aos trabalhadores e os direitos sindicais em qualquer parte do mundo em que a empresa desenvolva suas atividades. Grupo de Trabalho Global UNI @Donnelley

written by administrador