Item de NotíciaUNI Gráficos assina Acordo Global com Elanders, estabelecendo um modelo para os Direitos dos Trabalhadores em Multinacionais
(Categoria: Multinacionais)
Postado por administrador
30 Janeiro 2009 - 18:12:00

UNI Sindicato Global e a imprensa e editorial sueca Elanders firmaram no dia de hoje um Acordo Global que garantirá as Normas Internacionais do Trabalho no Emprego e os Direitos de Organizações dos Empregados e estabelece uma nova norma para as Condições de Trabalho e os Direitos Sindicais no Setor de Imprensa e Editorial.
Adriana Rosenzvaig, Chefe de UNI Gráficos, Tommy Andersson, Grafiska, Sindicato Sueco da Imprensa, e Patrick Holm, Presidente Diretor Geral de Elanders, firmaram o acordo na Sede de Elanders em Gothenburg ante os membros de Comitês de Empresa Europeus (CoEE) e uma delegação de UNI Gráficos, que incluía representantes de Grafiska, do Sindicato Alemão Ver.di, do Sindicato Estados-unidense Teamsters GCC, de Solidarnosc da Polônia, de FTIGESP do Brasil e do Sindicato Britânico Unite.
A empresa também firmou hoje um acordo para formar um Comitê de Empresa Europeu.“Grafiska e outros Sindicatos de UNI trabalharam duro para assegurar a assinatura do acordo e agora faremos todo o possível para que este acordo se cumpra em sua letra e espírito”, disse Tommy Andersson. O acordo é o resultado da ação coordenada da afiliada de UNI, Grafiska, e de outras afiliadas de UNI, que representam os empregados de Elanders através do mundo, e UNI Gráficos, que organizou a série de reuniões e consultas entre a empresa e os Sindicatos para assegurar o respeito dos direitos fundamentais dos empregados.
Com presença local em onze países de quatro continentes, este acordo estabelece uma base sólida para organizar numa empresa de infomedia e imprensa a nível mundial.“A cooperação com Elanders e sua atitude favorável aos trabalhadores marca um momento decisivo no setor de imprensa e estabelece um modelo que confiamos que outras empresas sigam”, disse Adriana Rosenzvaig. “Nós nos fortalecemos e Elanders se há fortalecido hoje porque estamos colaborando para o futuro desta empresa e para o futuro do setor.”Elanders se há comprometido em ter uma atitude positiva com respeito aos esforços de organização dos Sindicatos, ao acesso livre aos trabalhadores e à supervisão da interação da empresa do Sindicato para assegurar que se cumpra o acordo. O acordo também assinala a primeira vez que uma empresa e um Sindicato tem desenvolvido uma relação forte entre o CoEE e sua Coordenação Sindical Global. Este Acordo Global é outro passo adiante no processo de desenvolvimento de Normas Laborais para Multinacionais à nivel mundial e é uma das chaves do êxito de organização em países como Estados Unidos, onde este acordo contribuirá para reforçar a luta dos Sindicatos Estados-unidenses para fazer aprovar a Lei de Livre Eleição do Trabalhador e garantir o direito fundamental de aderir-se a um Sindicato.UNI é o Sindicato Global de capacidades e serviços com 20 milhões de membros em 900 Sindicatos. UNI Gráficos representa a mais de um milhão de trabalhadores no Setor de Imprensa e Embalagem a nível mundial.
Grafiska é o Sindicato sueco para os trabalhadores do Setor Gráfico.
Elanders é um grupo mundial de Infomedia e Imprensa.Para mais informações contatem: adriana.rosenzvaig@uniglobalunion.org
Adriana Rosenzvaig
Chefe de Departamento UNI GRAFICOS SINDICATO GLOBAL
Avenue Reverdil 8-10CH-1260,
Nyon, Switzerland
+41792021926 Fax +41223652121 Assistente +41223652174
Skype: piluso2
Site Web: http:/www.uniglobalunion.org/unigraphical.nsf



Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.12 )