Item de NotíciaFTIGESP NEWS // STIGs Santos e ABC avaliam com setor patronal renovação da CCT
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
26 Julho 2017 - 10:16:46


Independente da aprovação da reforma trabalhista, os gráficos precisam continuar lutando por seu emprego com a justa valorização profissional que passa pelas condições adequadas de trabalho, salário e direitos. Tal cenário carece da manutenção das regras em relação à remuneração e a direitos socioeconômicos postos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Neste sentido, a fim de buscá-la, os Sindicatos da classe (STIG) da Baixada Santista e do Grande ABC partiram na frente dos demais sindicatos do Estado devido a aproximação da data-base.

Apesar da campanha salarial ainda não ter começado, os presidentes de ambas entidades decidiram se reunir na última semana com o líder do sindicato (Tonze) das empresas do setor das duas regiões. "A ação oportunizou sentir um pouco a posição patronal sobre a recomposição salarial e a garantia dos benefícios em tempo de reforma trabalhista que só passa a valer após a data-base da classe em setembro", conta Jorge Caetano, presidente do STIG Santos. Ao lado do presidente do STIG ABC, Isaías Karrara, trataram ainda da conjuntura econômica do setor.

Embora informal, o encontro foi importante para ressaltar que as regras para a nova CCT não devem ter mudanças baseadas pela reforma, pois a data-base da classe é em 1º de setembro e a nova lei só entra em vigor em 13 de novembro. "Seria incoerente e conflitante desconsiderar a questão", falaram Karrara e Caetano a Antônio José Gameiro (Tonze). Houve até boa sinalização por parte do líder do patronal. E suscitou que só a partir do início do próximo ano tratarão de demandas atreladas à reforma, como os novos tipos de contrato de trabalho e demais itens.

A defasagem salarial diante da inflação nos últimos doze meses gira em torno de 3%. "O baixo índice, no entanto, não tem nada de positivo, mas é resultado da queda do consumo/produção diante do alto desemprego, inclusive de gráficos", frisou Caetano. A preparação de uma minuta de pauta de reivindicação dos trabalhadores gráficos da Baixada Santista e do grande ABC será decidida em assembleia nesta sexta-feira (28). O índice da recuperação salarial e os direitos serão apontados na ocasião.

Para Leonardo Del Roy, presidente da Federação Estadual dos Gráficos (Ftigesp), entidade na qual os STIGs são filiados, os sindicalistas estão de parabéns por anteciparem as tratativas mesmo que de forma informal em defesa da categoria e contra a materialização da reforma trabalhista. A conversa apontou para possíveis alinhamentos sobre impossibilidades da aplicação dos efeitos da reforma nestas negociações da nova CCT.

Além disso, ele avalia que já se começa a ver que a desregulamentação das convenções trará problemas às empresas locais com a concorrência desleal contra elas através da entrada de multinacionais atraídas pelos baixos custos com folha de pagamento, face a precarização de direitos. "Se o setor patronal apostar só na precarização dos direitos e salários dos trabalhadores, ele abrirá espaço para várias multinacionais entrarem em nossos mercados internos e extinguirem nossas empresas locais".

A Ftigesp, que coordenará a negociação salarial dos outros 17 STIGs do Estado, acompanha as tratativas dos STIGs Santos e ABC com o setor empresarial, por abrirem o calendário da campanha salarial dos gráficos paulistas em 2017. Por iniciarem antes dos outros, o resultado obtido influencia nas negociações salariais de todos os gráficos paulistas.




Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2324 )