Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Gráficos de Barueri e Osasco lotam STIG em defesa da convenção
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
15 Setembro 2017 - 06:43:12


O mês começou com uma forte postura dos gráficos de Barueri, Osasco e região contra qualquer perfil patronal retrógrado na campanha salarial. Em assembleia na 1ª sexta-feira de setembro, os trabalhadores ouviram explicações do advogado da Federação Paulista da categoria (Ftigesp), Raphael Maia sobre os retrocessos contra os direitos trabalhistas se não houver reação da classe contra a materialização da reforma trabalhista do governo Temer, aprovada por seus deputados e senadores aliados. Assim, diante das ameaças às 87 cláusulas na Convenção Coletiva de Trabalho dos gráficos, aprovada da campanha salarial passada, os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, a renovação da convenção e a garantia do espírito de luta para resistirem ao desmonte dos direitos.

A assembleia foi coordenada pelo atual presidente e o secretário-geral do Sindicato da categoria (STIG), Álvaro Ferreira e Joaquim de Oliveira respectivamente. A manutenção dos direitos e a recomposição salarial compuseram a pauta de reivindicação dos gráficos da região, que assim como nos STIGs das demais regiões de SP, integrará uma pauta única. A campanha salarial dos gráficos paulistas será unificada outra vez. A correlação de força sempre foi importante para resistir qualquer pressão patronal por retirada de direitos ou achatamento da remuneração. "Este ano, a unidade e mobilização da categoria será ainda mais fundamental para resistir também aos ataques políticos a toda classe trabalhadora desde quando Temer se apropriou da Presidência", ressalta Ferreira.

Além dos cerca de 100 trabalhadores presentes na abertura oficial da campanha salarial deste ano, o presidente do STIG Barueri/Osasco fez questão de frisar a necessidade de mais gráficos aderiram as atividades que irão ocorrer na base em busca da reposição de perdas inflacionárias sobre o salário e com foco na luta para impedir a retirada de direitos da convenção, como está posto na reforma trabalhista. O jurista Raphael Maia, que também advoga pelo STIG, aproveitou para detalhar de forma direta e objetiva os vários pontos desta reforma que tem como objetivo o desmonte de direitos e prejuízos aos gráficos e de mais empregados.

Não houve outra finalidade por parte do governo Temer ao aprovar a reforma trabalhista e a sua pressa de aprovar a reforma da Previdência, senão o retrocesso total sobre os direitos trabalhistas e a aposentadoria dos trabalhadores. "Com esse pacote de maldades, com a permissão inclusive de todo patrão aplicar uma jornada intermitente, home office, trabalho temporário e etc., a renda dos brasileiros e a arrecadação vão cair", frisa Ferreira. Essa situação, como alertou o sindicalista, elevará o rombo fiscal do governo, o que tende a legitimar o discurso de Temer e de seus políticos aliados para aprovarem a reforma previdenciária com a justificativa de diminuir o então rombo que eles mesmos vão causar. A reforma trabalhista, aprovada em julho, passa a valer 11 de novembro. A fim de neutralizar seus efeitos, será preciso resistir para depois avançar.


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2397 )