Item de NotíciaFTIGESP NEWS // STIG Jundiaí fica lotado na sua 1ª assembleia de campanha salarial
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
20 Setembro 2017 - 10:03:31


O auditório da sede regional em Jundiaí do Sindicato dos Gráficos (STIG) da região ficou pequeno diante da grande quantidade de trabalhadores presente na 1ª assembleia da campanha salarial onde definiu a pauta de reivindicação para este ano. A prioridade é a garantia dos direitos atuais. A data-base da categoria é em 1º de novembro, no mesmo mês em que a reforma trabalhista de Temer passa a valer. Dessa forma, cientes de que a nova lei dá mais poder aos patrões nas negociações salariais para flexibilizarem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da classe, os trabalhadores decidiram lotar o sindicato, mostrando unidade em defesa dos direitos, bem como pela luta para garantir a recomposição salarial.

"Esse Sindicato vai manter o mesmo perfil combativo das campanhas anteriores, ainda mais agora com esta qualificada participação da classe na nossa assembleia de abertura da negociação salarial de 2017", falou Leandro Rodrigues, presidente do STIG Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e Região. Ele garante que a luta seguirá firme nas atividades na porta das gráficas e jornais junto com os trabalhadores. A pauta de reivindicação aprovada pela categoria defendeu a manutenção integral da CCT e que os gráficos se comprometeram em interagir e participar nesta campanha.

Frente a nova legislação trabalhista, a grande maioria dos trabalhadores presentes mostraram já conhecer vários dos nefastos prejuízos sobre os direitos da CCT se não houver uma maior participação na campanha. E o advogado do STIG, Luis Carlos Laurindo, aprofundou um pouco mais. Contudo, diante dos termos da reforma, é estimulada a luta e a vitória de quem tiver o maior poder de organização de mobilização. Assim, mesmo com o setor patronal saindo na frente com um lei em seu favor e em um período de crise econômica, será a unidade dos trabalhadores em torno do STIG que definirá quem será o vencedor ou perdedor da campanha.

Presentes na assembleia, muitos dos gráficos sabem que vivem tempos de crise, mas acham possível até avançar nos direitos frente uma forte participação da classe já na 1ª assembleia. "Temer e os seus políticos aliados fizeram uma reforma para enfraquecer os sindicatos e os direitos dos trabalhadores, mas o que vejo aqui, se a participação dos gráficos continuar e crescer nas assembleias nas empresa, com o trabalhador se sindicalizando, o efeito pode ser o contrário", bradou Rodrigues após a aprovação da pauta de reivindicação, a qual será incorporada à pauta dos demais STIGs do estado, através da campanha salarial unificada. A Federação Paulista da categoria (Ftigesp) coordenará todo o processo.

O presidente da Ftigesp, Leonardo Del Roy, participou da assembleia e fez questão de orientar e motivar os trabalhadores para participarem das atividades da campanha salarial. O experiente sindicalistas alertou para as dificuldades que serão encontradas com mudanças da lei trabalhista. Ele lembrou que se houver participação, sindicalização e enfrentamento dos gráficos, este último quando necessário diante do acirramento dos empresários, as dificuldades poderão ser superadas pela classe, perfil inclusive comum do STIG Jundiaí e dos gráficos da base nas últimas campanhas salariais. Será preciso resistir para garantir os direitos da convenção, como cesta básica, PLR e mais 85 cláusulas. Ao resistir, os gráficos conseguirão avançar neste período sinistro do país. Por esta razão que a campanha salarial coletiva se chama 'resistir para avançar'.


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2402 )