Item de NotíciaFTIGESP NEWS // STIG Guarulhos avança na negociação salarial em gráficas da sua região
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
26 Janeiro 2018 - 10:14:00


Nesta semana, mais um bloco de gráficas da área de ação do Sindicato dos Trabalhadores da categoria (STIG) em Guarulhos e região deve ser chamado a responsabilidade pela entidade da classe para negociar o devido reajuste salarial, pendente desde 1º de novembro de 2017. O 1º bloco de 46 empresas, cada uma com menos de 50 funcionários, já foi fechado nos últimos dias, garantido um ganho real na remuneração dos empregados e a garantia na integra de todos direitos gerais dos gráficos contidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Além delas, 16 das 26 empresas da região com mais de 50 funcionários também concluíram a mesma situação. O STIG adianta que todas gráficas serão acionadas.

No planejamento do STIG, as negociações com os blocos de empresas continuarão esta semana. E elas seguirão até que todas participem. Os blocos de gráficas foram montados a partir das proximidades delas, a fim de facilitar a logística sindical para avançar nestas tratativas. "Desse modo, recomeçaremos por empresas do município de Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi, Mairiporã, Guararema e outros até que todas negociem de verdade conosco", conta Francisco Wirton, presidente do sindicato. A tática está garantido um reajuste de 3% e a manutenção total da CCT.

As empresas que resistirem serão visitadas pelo STIG e incentivadas, de toda forma, a respeitarem a história e os direitos dos gráficos. "Todas sabem que não admitiremos alterar a CCT para pior, nem baixo reajuste salarial, como impôs o sindicato patronal dos gráficos no estado durante todo o processo da campanha salarial unificada dos STIGs paulistas, diz Francisco Wirton, presidente do sindicato. Ele listou até algumas poucas gráficas que serão visitadas por não dialogarem ou insistirem em manter tal proposta absurda do patronal, ou por piorarem o que já era péssimo.

"O STIG Guarulhos vem mostrando que existem outras novas maneiras e possíveis de negociar diante da intransigência do sindicato patronal que exigiu do início ao fim da campanha salarial unificada dos STIGs o fim de direitos dos gráficos e um pequeno reajuste na remuneração", diz Leandro Rodrigues, secretário geral da Federação Estadual da categoria (Ftigesp). O dirigente realça que a entidade vem mostrando tal questão, parabenizando pela coragem e protagonismo em defesa dos gráficos.

A Ftigesp destaca que este exemplo do STIG aponta inclusive para um movimento que pode fazer com que mais bases sindicais abandonarem futuramente a negociação com o sindicato patronal, caso ele continue só a defender a retirada de direitos, ao invés de negociar de forma efetiva.


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2557 )