Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Temer ataca direito previdenciário do gráfico no Dia do Aposentado
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
31 Janeiro 2018 - 08:39:00


A FTIGESP e todos os STIGs adiantam que farão ampla campanha nas eleições 2018 contra o deputado e senador que apoiarem a reforma da Previdência. Sindicalistas gráficos já até protestaram em frente a agências do INSS, como Joaquim Oliveira (STIG Barueri) e Jurandir Franco (STIG Jundiaí)

Na última quarta-feira (24/01), quando se comemorou no Brasil o Dia do Aposentado, Temer ao invés de anunciar políticas públicas em beneficio a esta parcela significativa de brasileiros, decidiu atacá-la. Ele frisou seu plano contra tal direito previdenciário ao confirmar que fará de tudo para votar a reforma previdenciária nos próximos dias. O governo quer votá-la dia 18 na Câmara Federal, mesmo sem discutir com a sociedade, ou tampouco para cortar os privilégios de segmentos sociais endinheirados, como alerta a Federação Paulista dos Trabalhadores Gráficos (Ftigesp).

A entidade alerta que Temer insiste em atropelar até o resultado da CPI-Senado - esta que mostrou não ter déficit na Previdência, evidenciando que não se justifica reformar. "Será um ataque através de novas regras injustas contra a classe trabalhadora para inviabilizar sua aposentadoria, mesmo esta população sendo a maioria, ganhando os menores salários e estando mais suscetíveis ao desemprego e à flexibilização de direitos, sem falar da sonegação patronal ao INSS, com a apropriação indébita do salário do funcionário para tal fim", diz Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. O dirigente conta que o objetivo é privatizar a aposentadoria.

"De que privilégio Temer diz que cortará com a reforma se ele já decidiu manter os altos valores das aposentadoria dos militares, que, em média, ganha 16 vezes superior ao segurado normal. Sem falar da extensão do benefício previdenciário para os filhos do militar", ironiza Jorge Caetano, vice-presidente da Ftigesp. Ainda assim, critica o dirigente, uma parte da sociedade, até "inocentes" trabalhadores, defende a volta do militarismo.

Por outro lado, Caetano lembra que Temer faz terrorismo com os pobres trabalhadores aposentados, com propaganda enganosa na TV, dizendo que estes poderão ficar sem o pagamento do benefício se não aprovar a reforma da Previdência, mesmo havendo a CPI que prova não ter déficit. Ademais, o governo ainda arrocha o salário mínimo, que é a referência do pagamento da maioria da classe trabalhadora e dos aposentados no Brasil. Afinal, 85% dos aposentados recebem apenas o salário mínimo.

"Não resta dúvida qual o interesse deste governo golpista com a reforma da Previdência. É retirar do trabalhador sua aposentadoria pública para trocá-la pela Previdência Privada, ao menos aos que puderem pagar, atendendo o interesse do grande capital financeiro, que são os bancos", critica Leandro Rodrigues, secretário-geral da Ftigesp. A entidade e os sindicatos dos gráficos no estado adiantam que farão ampla campanha nas eleições 2018 contra qualquer congressista que apoiar esta reforma.


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2563 )