Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Encerra hoje a inscrição para festa do Dia do Gráfico em Guarulhos
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
23 Fevereiro 2018 - 10:52:53


Sócios ao STIG e familiares poderão participar do evento em um sítio da região, desde que se inscrevam até hoje. Haverá transporte para o local.

Nesta sexta-feira (23), os gráficos associados ao Sindicato da categoria (STIG) de Guarulhos e região ainda podem se inscrever e participarem com a família de um evento em celebração ao Dia Nacional da classe. A atividade será realizada dia 4 de março, no Sítio Recanto Beira Rio, em Santa Isabel. Também encerram hoje as inscrições daqueles sócios interessados em jogar no torneio de futebol que acontecerá na ocasião. O STIG adianta aos sindicalizados que o local escolhido para o 95º Dia da classe (data instituída após a grande greve dos gráficos paulistas que conquistaram direitos coletivos e a representação sindical desde 1923) possui diversas opções de lazer e descanso, como piscina, playground, salão de jogos, campo de futebol, churrasqueira e amplo espaço verde.

"Hoje é o prazo final para que se inscrevam. O STIG custeará a locação do sítio, bem como toda a alimentação e a bebida oferecida na ocasião. Os participantes só precisam colaborar com R$ 20 por pessoa", conta Francisco Wirton, presidente do STIG Guarulhos. Ele justifica que essa ajuda, pedida pela primeira vez, só se faz necessária diante dos efeitos já danosos da nova lei da reforma trabalhista sobre a estrutura sindical. Os interessados devem falar com o sindicalista Alexandre 2443-1294.

Wirton lembra inclusive que a nova lei ataca diretamente os direitos de todos gráficos, ora conquistados historicamente desde a greve de 1923. Dessa forma, apesar desta festividade que toda família gráfica merece, sobretudo por resgatar o legado histórico do Dia Nacional da Categoria, que é celebrado anualmente todo sete de fevereiro (data que começou a referida greve de quase dois meses há quase 100 anos no estado), os trabalhadores precisam se manter unificados, organizados e dispostos à lutar diante do então cenário adverso depois do golpe a partir de Temer.

"Os gráficos não podem deixar a precarização total do trabalho se tornar a regra, que ocorrerá se não reagirem a aplicação da reforma trabalhista de Temer e outras mazelas", ressalta o sindicalista. Ele adianta que está é apenas uma das questões políticas que serão abordadas durante o evento. A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), entidade na qual o STIG é filiado, faz questão de realçar a postura adotada pelo sindicato, porque entende que o gráfico deve ser valorizado acima de tudo, mas também deve ser chamando à responsabilidade neste cenário caótico.

"Não resta outro caminho à categoria, senão estimular à sindicalização de todos e valorizá-los de modo que cada gráfico compreenda seu papel nesta luta, assim como entenderam os gráficos de 1923", diz Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. Associe-se AQUI ao STIG Guarulhos.




Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2595 )