Item de NotíciaFTIGESP NEWS // STIG Sorocaba mapeia e amplia pressão sobre gráficas irregulares
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
28 Março 2018 - 10:25:01


Denúncias dos gráficos sindicalizados tem sido vitais para a deflagração do maior monitoramento sindical sobre empresas irregulares na região

Na última semana, após meses violando direitos dos gráficos que foram garantidos na campanha salarial negociada pelo Sindicato da categoria na região (STIG Sorocaba), as empresas TDA, em Itu, e a Urbanize, na própria cidade sorocabana, terão de enfrentar o Ministério do Trabalho e podem sofrer penalidades financeiras e administrativas por conta disso. Após várias tentativas, inclusive com a promessa da correção que nunca ocorreu, ambas as gráficas foram denunciadas pelo STIG. A entidade solicitou a fiscalização ao órgão para verificar e aplicar todas as multas diante desta afronta a Convenção Coletiva de Trabalho da classe (CCT).

"Não vamos parar por aqui. Outras gráficas que decidirem violar direitos da CCT terão de enfrentar esta e outras situação indesejáveis. O gráfico não está disposto a sofrer com a retirada ilegal de seu direito enquanto o patrão enriquece as suas custas. O trabalhador passou a denunciar bem mais. Do último ano para cá, por exemplo, colecionamos várias queixas contra a TDA e a Urbanize", informa João Ferreira, presidente do STIG. Uma delas não quer nem mais pagar os gráficos quando são demitidos.

O dirigente fala inclusive que várias foram as tentativas para resolver os problemas com estas empresas. Em 2017, a direção do STIG se reuniu com os responsáveis das mesmas. Foi realizada reunião com a TDA em uma mediação no Ministério do Trabalho. Antes ainda reuniu na própria Urbaniza, com a direção e os trabalhadores. Só houve promessas, mas nada foi resolvido de fato. Há uma lista de irregularidades nestes locais.

Faz cerca de um ano que a TDA e a Urbanize decidiram arbitrariamente violar o direito da cesta básica, PLR e muito mais dos seus funcionários. "Elas ainda nem reajustaram os salários dos empregados conforme trata a CCT. Com isso, o salário de todos está defasado irregularmente desde novembro do último ano, data de referência para reajuste. As empresas também passaram a atrasar o pagamento desses salários já defasados", denunciou Ferreira junto do tesoureiro do Sindicato, Ezequias Costa.

O STIG garante que não desistirá desta e de mais lutas enquanto estiver em jogo o direito dos gráficos. "É preciso inclusive que a classe não caia nesta enganação do patronal via a mídia onde estimula o afastamento do trabalhador ao seu sindicato, pois, sem a entidade fortalecida pela classe, por meio da sindicalização ou ajudando de outras formas, são os direitos do gráfico que ficam vulneráveis sem terem quem os defendam", alerta Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista dos gráficos.

O sindicalista aproveita para frisar que enquanto o STIG Sorocaba e os demais sindicatos paulistas de gráficos continuam defendendo a classe, independente de ainda existir uma parcela considerável de profissionais nas empresas que continuarem optando por enfraquecer a sua entidade, recusando a ajudá-la financeiramente com um dia de se trabalho, e sem se sindicalizar, a própria classe, a partir dessa postura, contribui para a fragilização dos seus próprios direitos e salário, mesmo que não saiba.

"Enquanto existirmos, continuaremos exigindo dos patrões as melhorias das condições de trabalho, como posto na CCT, garantida para todos os gráficos do estado, filiados ou não, contribuintes ou não. Na CCT, há os 84 direitos superiores à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)", fala Del Roy. Entretanto, é oportuno alertar os trabalhadores da classe que a manutenção e a garantia dos seus direitos depende exclusivamente da sobrevivência dos STIGs e o sindicato forte é o trabalhador quem faz!


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2629 )