Item de NotíciaClipping nº 816
(Categoria: Clipping)
Postado por FTIGESP
21 Junho 2011 - 11:29:26

SAÚDE – A dengue já causou a morte de 99 pessoas no estado do Rio de Janeiro neste ano. De acordo com o balanço semanal da Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados até agora 131.604 casos da doença desde o início de janeiro. Este mês, foram registrados 555 casos de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Embora tenha aumentado o número de mortes no estado, a Superintendência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica destacou a diminuição do número de casos de dengue. “Em janeiro, foram notificados 5.680 casos; em fevereiro, 17.497; em março 31.947; em abril, 48.836; em maio 27.089; e em junho, 555.” Fonte: Agência Brasil

EMBRAPA I – Trabalhadores das unidades da Embrapa no Distrito Federal estarão mobilizados no pátio da sede da estatal, no dia 15 último, em Brasília, para pedir o fim das punições e demissões arbitrárias. A categoria, que se encontra em estado de greve nacional, reivindica a inclusão de uma cláusula garantindo o fim das demissões sem processo administrativo no Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2013. O acordo está sendo negociado há mais de um mês. Essa é uma das principais reivindicações.

EMBRAPA II – O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Vicente Almeida, explica que a cláusula está fundamentada na lei 9.784/99. Com ela, os trabalhadores querem assegurar que nenhum empregado seja punido ou demitido sem motivação e sem o prévio processo administrativo. Pelo menos cinco trabalhadores foram demitidos entre o final do ano passado e início deste sem motivação justa e sem o direito de ampla defesa garantido na lei.

EMBRAPA III – A data-base dos trabalhadores é 1º de maio. Além do fim das demissões, a categoria luta por ganho real, reajuste dos benefícios econômicos, isonomia de benefícios e revisão do Plano de Carreiras da Embrapa (PCE) – especificamente dos interstícios de progressão salarial. Fonte: CUT

Printbill lança jornal corporativo
A Printbill, gráfica situada no município de Birigui (SP) realizou, no início de junho, o lançamento de seu jornal corporativo: Printbill Em Ação. Segundo a empresa, a publicação trimestral será distribuída aos clientes, fornecedores e formadores de opinião. Além disso, a gráfica também disponibilizará uma versão eletrônica em seu site. Ainda segundo a empresa, a criação da publicação é mais uma ação de comunicação que tem a finalidade de fortalecer sua marca perante o mercado. Recentemente a gráfica, que completou 15 anos de atividade, revitalizou seu site e sua logomarca e criou perfis no Facebook e no Twitter. Publish

Planos de saúde terão de cumprir prazo no atendimento a pacientes
Brasília - Os beneficiários dos planos de saúde não poderão esperar mais que sete dias por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.
A exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS) às operadoras de planos de saúde foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Normativa 259. As operadoras terão 90 dias para se organizar e se adequar às novas regras.
Para as outras especialidades o prazo de espera será de até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas o prazo de espera terá que ser garantido pelas operadoras em até dez dias. Fonte: Agência Brasil

Centrais reunem-se com bancada paulista pelas 40h e fim do fator
Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, e representantes das demais centrais sindicais, entre elas CUT, CGTB, Nova Central Sindical, CTB e Conlutas, se encontraram na última sexta-feira (17), com deputados federais e estaduais paulistas dentro da programação de mobilização nacional pelas 40 horas semanais, sem redução de salários, pelo fim do fator previdenciário e as demais pautas trabalhistas que fazem parte da agenda unificada das centrais sindicais.
O encontro aconteceu no restaurante Dinho's e teve a presença dos deputados federais Roberto Santiago (PV-SP), vice-presidente da UGT; Roberto Freire, Roberto Mourão, Ricardo Berzoini, Vicentinho, João Paulo Cunha, Ricardo Tripoli, Devanir Ribeiro, Roberto Lucena, Jorge Tadeu Mudalen, Alberto Mourão, Carlos Roberto, Janete Pietá, Arnaldo Faria de Sá, Carlos Sampaio, Protógenes Queiroz, Edinho Araújo, Jilmar Tatto e Vanderlei Macris. Os deputados estaduais Major Olímpio, Ramalho da Construção e José Bittencourt e o vereador Claudio Prado.
Foi marcada a mobilização dos 100 mil na Av. Paulista para o dia 3 de agosto, que coincide com a reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional. “Vamos fazer tremer a Paulista”, disse Roberto Santiago.
Ricardo Patah afirmou, em discurso, que as 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário são lutas necessárias que marcarão a mobilização sindical e social no Brasil a favor de temas nacionais preocupantes, que é a inclusão social e econômica e os investimentos inadiáveis em Educação.
“Acreditamos que seremos a quinta economia mundial em pouco tempo e ainda encontramos trabalho escravo e muitas vezes dentro das casas de família, como acontece, infelizmente, com as empregadas domésticas que são tratadas como trabalhadoras de segunda classe”.
O encontro de sexta foi o primeiro de uma série que se repetirá em todos os estados da federação. Todos os deputados federais presentes, inclusive os vinculados ao setor patronal, se disseram favoráveis às 40 horas semanais e se comprometeram em votar contra o Fator Previdenciário. (Fonte: Informe UGT)

Pela sétima semana seguida, mercado reduz projeção para inflação oficial este ano
Brasília - Enquanto a projeção para a inflação oficial neste ano continuou a cair, a estimativa para 2012 voltou a subir, segundo o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) feita com base em estimativas de analistas de mercado para os principais indicadores da economia.
A expectativa dos analistas é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre este ano em 6,18%, não mais em 6,19% como previsto no boletim divulgado na segunda-feira passada. Esta é a sétima semana seguida de queda na estimativa para o índice. Já a projeção para o próximo ano subiu pela segunda semana seguida, ao passar de 5,13% para 5,18%.
As projeções para a inflação medida pelo IPCA estão acima do centro da meta de 4,5%, que tem ainda margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite inferior é 2,5% e o superior, 6,5%.
Quando o BC considera que a economia está muito aquecida, com trajetória de inflação em alta, a taxa básica de juros, a Selic, é elevada. Na avaliação dos analistas, a taxa deve encerrar 2011 em 12,50% e 2012 em 12,25% ao ano. Atualmente a Selic está em 12,25% ao ano.
A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que continua em 5,83%, neste ano, e em 4,80%, em 2012.
A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), neste ano, caiu de 6,14% para 6,05%. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), neste ano, a estimativa foi alterada de 6,30% para 6,28%. Para 2012, a previsão para esses dois índices permanece em 5%.
A estimativa dos analistas para os preços administrados permanece em 5%, em 2011, e em 4,50%, no próximo ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo. Fonte: Agência Brasil

Jorge Caetano Fermino



Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.263 )