Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Jornada menor e homologação da rescisão pelo STIG são mantidas na Impressos
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
28 Maio 2018 - 09:32:00


STIG Sorocaba impede jornada aos sábados e mantêm obrigatoriedade da Impressos Brasil homologar a rescisão contratual do gráfico do local

Na última semana, pelo terceiro ano seguido, o Sindicato dos Gráficos (STIG) de Sorocaba conseguiu garantir um acordo onde evita o retorno do serviço ao sábado na empresa Impressos Brasil. Desde 2016, meses depois de assumir a direção da entidade, o presidente João Ferreira tem mantido a jornada semanal de trabalho de segunda-feira à sexta-feira. O sindicalista realizou uma assembleia com os 54 funcionários do local. Na ocasião, foi feita uma votação secreta e individual. Todos aprovaram a renovação deste Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por mais um ano.

Com isso, a jornada continua sendo realizada em um horário similar ao horário comercial. Na Impressos Brasil o expediente continua das 7h30 às 18h, com 1h30 de descanso para a refeição. Com este longo tempo para a refeição, a maioria dos gráficos preferi almoçar em suas casas, junto de suas famílias, voltando depois para a empresa. Além de perder esta vantagem, os trabalhadores corriam o risco de voltar ao serviço no sábado. Aliás, a situação seria ainda pior, pois poderiam ser submetidos a jornadas maiores decorrentes de uma retrógrada nova lei do trabalho.

A direção do STIG continua demonstrando para a categoria que sem o sindicato, os gráficos ficarão fragilizado em seus direitos, nas condições de trabalho, salários e até em seus empregos. Neste sentido, Ferreira conta que conseguiu avançar em outro pleito na Impressos Brasil. "Esta atrasada nova lei trabalhista não tem validade aqui em relação ao fim da obrigatoriedade da rescisão contratual no Sindicato", realça o dirigente.
A empresa se comprometeu em manter a homologação dentro do STIG.

Ferreira garante que a garantia da homologação da rescisão contratual evitará o prejuízo nos direitos dos trabalhadores, quando são demitidos. Mantida a referida homologação pelo STIG, mantêm-se os sindicalistas fiscalizando a empresa em relação à inclusão e ao pagamento de todos os direitos gerais e convencionados dos gráficos nas verbas rescisórias. "Em uma rescisão de um empregado de uma outra gráfica de Sorocaba, só por conta deste processo de homologação no sindicato, foi localizado um déficit de quase R$ 6 mil em direitos que seriam negados", justifica.

O STIG Sorocaba realça ainda a opção de ter mantido a validade anual do ACT. Tem priorizado a validade da renovação no prazo de um ano e não por tempo maior. O opção visa estimular a necessária aproximação do sindicato ao trabalhador, e vice-versa - relação indispensável para que a categoria fique unida e organização para sustentar seus direitos. Ferreira aproveita e convoca a todos para se associarem ao Sindicato.

"Parabenizamos a direção do STIG que vem atuado muito fortemente na manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores, dando clara demonstração para a classe sobre a efetiva relevância da presença do sindicato em defesa dos direitos dos gráficos", conta Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista da categoria (Ftigesp), entidade na qual o STIG Sorocaba é filiada. O dirigente aproveita para ressaltar toda a importância e apresentação do Sindicato no processo de negociações dos direitos e salários. Desse modo, não resta outra opção aos gráficos, senão buscar entender que somente com a presença de seu Sindicato neste processo é que se pode garantir tais condições e até ampliá-las.




Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2693 )