Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Serigrafia InterQuality tem pago caro por negar direitos de gráficos
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
25 Junho 2018 - 10:20:47


Ações judiciais, movidas pelo STIG Marília, tem garantido todos direitos

Apesar da InterQuality Serigrafia insistir, com todo o apoio da Federação Paulista das Indústrias (Fiesp), que pertence ao ramo das costureiras quando sua atividade econômica é do segmento gráfico, como qualquer outra serigrafia, o Sindicato dos Gráficos (STIG) de Marília, local onde a empresa está instalada, tem garantido na Justiça todos direitos e salário desses trabalhadores como sendo gráficos. Enquanto a empresa nega o devido enquadramento sindical há anos, o STIG vem alertado todos os funcionários da empresa que eles são gráficos tendo direitos e salários superiores. Com isso, depois que são demitidos, eles procuram o STIG que têm acionado então a Justiça através do advogado Henrique Neves.

"Já são várias sentenças judiciais em favor dos gráficos onde obrigam a InterQuality a pagar tudo que deixou de quitar no período em que esses trabalhadores atuavam na empresa sem o reconhecimento dos direitos e salário contidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da classe", diz Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista da categoria (Ftigesp), entidade na qual o STIG Marília é filiada. Em uma sentença, por exemplo, o dirigente conta que a serigrafia precisou desembolsar R$ 40 mil, valor este correspondente a direitos e diferença salarial negados.

O STIG Marília, presidido por Sousa, garante que continuará alertando os gráficos do local a procurarem a entidade, que, de imediato, acionará a Justiça para alcançar este mesmo fim. Dessa forma, a Ftigesp volta a orientar a InterQuality que reconheça o devido enquadramento sindical dos seus trabalhadores enquanto gráficos. "Não vale a pena continuar perdendo tanto dinheiro, pois, além de ter de pagar tudo corretamente após sentença judicial, ainda tem todo o custo e multa na Justiça do Trabalho, órgão este que tem garantido os direitos e os salários dos trabalhadores em conformidade com a CCT dos Gráficos", fala Del Roy.

O STIG Marília vem buscando há quatro anos que a empresa reconheça o enquadramento sindical adequado dos trabalhadores gráficos do local. A InterQuality se recusou à época. Ela alegou ter um documento emitido pela Fiesp, garantido que a empresa era do segmento de costureiras. O argumento não tem abrigo com base na CCT das categorias e tampouco na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0) e etc. Apesar disso, ela insiste em manter a irregularidade, mesmo depois até de algumas mediações no Ministério do Trabalho. O resultado disso tem sido as ações judiciais reconhecendo que os funcionários são gráficos e o consequente levado prejuízo às finanças da empresa. Enquadre-se!


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2723 )