Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Conselho sindical do litoral paulista enviará carta a presidenciáveis
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
15 Agosto 2018 - 11:25:00


STIG Santos, que compõem o conselho, alerta para a relevância do voto nas eleições para revogar a lei da reforma trabalhista e outros prejuízos

Embora atualmente existam pouquíssimos conselhos sindicais regionais criados na época do primeiro governo do ex-presidente Lula, o Conselho Sindical da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira continua ativo. O grupo, que reúne 86 órgãos sindicais, como o Sindicato dos Gráficos (STIG) de Santos, decidiu elaborar e apresentar suas reivindicações aos presidenciáveis. Dentre as principais demandas do movimento sindical contidos em uma carta, que será entregue aos candidatos à presidência do Brasil, destaca-se o compromisso deles de revogar a lei derivada da reforma trabalhista, que destruiu dezenas de direitos dos empregados, além de enfraquecer os sindicatos e até mesmo a Justiça do Trabalho.

Para Jorge Caetano, secretário geral do STIG Santos, a nova lei já pode levar até ao fechamento do sindicato em prejuízo do direto da categoria, defendida pela entidade há 87 anos, período de fundação da entidade. A carta aos presidenciáveis também reivindica a revogação de outra lei contra direitos trabalhistas. Pede o cancelamento da lei da terceirização. Demanda ainda aos candidatos o compromisso de não fazerem a tal reforma previdenciária, mas primeiro devem combater a sonegação do INSS por parte do setor empresarial. Cobrem os bilhões sonegados!

A questão tributária também tem destaque na carta para os candidatos. Demandam a redução de altos valores que são retirados dos recursos da Previdência Social para uso em outras finalidades estranhas, através da DRU. Taxar as grandes fortunas e atualizar a tabela do imposto renda. Sem falar na imediata auditoria na dívida pública, dentre outros pontos. Contudo, é prioritário que o novo presidente revogue a lei que congelou por 20 anos os investimentos em saúde e nas demais políticas públicas.

Existem ainda diversos outros pontos de suma importância para garantir a retomada do crescimento econômico e assim a queda do desemprego e a distribuição de renda e o retorno do poder de compra do trabalhador. Ademais, pedem o fim das privatizações e a volta da soberania nacional através do pré-sal e mais potencialidades do país na energia e aviação.

Infelizmente, já há candidatos, como Alckmin e Bolsonaro que defendem a reforma trabalhista e a previdenciária. Alckmin fala em acabar até o Ministério do Trabalho, quando o movimento sindical pede a valorização. "O trabalhador precisa dar a resposta nas urnas na eleição do próximo dia 7 de outubro. Não votem em presidenciáveis que são contra a classe trabalhadora e os mais pobres", diz Jorge. Ele adianta que é necessário também a votação contra os traidores do povo no Congresso Nacional, que aprovaram este conjunto de leis no governo Temer contra o povo. São os deputados e senadores que fazem as leis. Votem com cuidado!


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2793 )