Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Sem pagamento, Abril já teme reação também do gráfico empregado
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
10 Setembro 2018 - 01:26:00


Com uma mão na frente e outra atrás depois de anos de trabalho. Sem pagamento e previsão de receberem seus direitos, centenas de gráficos demitidos alertaram os ainda empregados dos mesmos riscos que correm

Na última quinta-feira (6), o Sindicato dos Gráficos da capital (STIG-SP) entregou carta aos profissionais empregados da Abril. Nela, denunciaram a manobra da editora através da Recuperação Judicial para não pagar as verbas rescisórias, multa de 40% do FGTS e etc. dos gráficos demitidos. Na ocasião, surpreendentemente, o diretor sindical Peninha foi abordado por gráficos. Eles diziam que era mentira porque a empresa já tranquilizou a todos, garantindo que os demitidos receberiam em até 60 dias. Mas, em consulta ao advogado dos gráficos e jornalistas demitidos, Raphael Maia, que se reuniu com diretor da editora, a Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp) diz que a empresa mente, pois limitou a prometer o pagamento de uma só parcela das dez programadas, mas desde que consiga algum financiamento, mesmo já devendo milhões aos bancos e outros credores. A Abril sabe disso, mas tenta segurar uma revolta do conjunto dos atuais funcionários, que não têm qualquer garantia de que passem pelo mesmo.

"O fato mostra que a Abril tenta desmobilizar o movimento dos demitidos que lutam pelos seus direitos. Ela sabe que a reação pode ter um efeito dentro da empresa. Basta que os empregados se coloquem solidários aos demitidos depois de perceberem que o futuro deles também é incerto, já que a editora não está pagando centenas dos colegas recém desligados e que continua publicando as revistas, como se nada estivesse ocorrido", pontua Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. Del Roy e Elisangêla de Oliveira, presidente do STIG-SP, orientaram Peninha a continuar a entrega da carta no horário da manhã, como também com os gráficos do 2º turno.

"A carta entrou como uma bomba dentro da Abril. A empresa tenta reduzir a visibilidade das consequências ruins sobre os demitidos e familiares por conta do não pagamento das obrigatórias verbas rescisões e direitos. A única coisa que a editora fez foi liberar as guias do Seguro-Desemprego e do FGTS já depositado ao longo dos anos nas contas dos funcionários", diz Del Roy. Ele conta que o movimento sindical e a comissão de gráficos, jornalistas e administrativos demitidos continuarão lutando pelos direitos. E continuarão mostrando aos que continuam trabalhando as dificuldades que estão vivendo os companheiros demitidos e abandonados pela Abril.

Uma nova carta está programada para ser distribuída aos gráficos nesta segunda, a fim de mostrar a situação e em busca da solidariedade para ampliar a pressão sobre a Abril para que pague os seus ex-trabalhadores. Os demitidos das três categorias inclusive vão entrar com uma ação para que a empresa pague também a multa pela demissão sem o pagamento das verbas rescisórias. Além disso, a comissão de demitidos e sindicatos estão finalizando os preparativos para um grande ato com os desligados e familiares na frente da empresa nesta sexta-feira (14). Na ocasião, uma carta conjunta será entregue para a direção da empresa. # PAGA CIVITA!


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2829 )