Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Presença maciça de sindicalizados em evento anual do STIG Sorocaba
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
03 Outubro 2018 - 11:42:40


Gráficos ao lado de sindicalistas, juristas e gestores públicos exaltaram a história de 55 anos de luta do sindicato dos gráficos (STIG) da região, que iniciará a defesa do direitos e emprego da classe nesta campanha salarial

Falta um pouco menos de um mês para a data-base dos 4 mil gráficos de Sorocaba, Itu e região, período onde anualmente ocorre o reajuste salarial e a renovação dos direitos coletivos da classe por mais um ano. A data é usada também pela maioria dos 80 mil gráficos no restante do estado. A negociação com o patronal ainda não começou. Deve iniciar na próxima terça-feira (9). O assunto foi abordado durante o 3º evento anual do STIG Sorocaba, onde reuniu 700 pessoas, destas, 500 gráficos sindicalizados.

Acompanhados dos familiares, todos os presentes puderam participar das atividades recreativas e premiações. O ponto auge do evento foi o apoio dado pelos trabalhadores ao STIG para defender todos os seus direitos convencionados, salários, condições laborais e seus empregos. O apoio foi muito representativo, uma vez que havia a participação em peso dos gráficos das principais empresas da região. Entre elas, Máxima Cadernos (Itapetininga), Igeu (Itu), ID Metal (Itú). E ainda a Impressão Brasil, Valid, Fiore Caixas, Paratos, todas de Sorocaba, além de muitas outras gráficas.

A presença também foi importante dos gráficos dos jornais da região. O apoio dos trabalhadores do segmento é indispensável, sobretudo porque a data-base da classe já passou desde segunda-feira (1º). E a negociação mal começou. A primeira rodada iniciou na última semana, mas com nada definido. A negociação, coordenada pela Federação Estadual da Classe (Ftigesp), é feita com os outros STIGs do interior e do litoral paulista onde há jornais. As tratativas ocorrem com o sindicato patronal do segmento. A região sorocabana possui três importantes jornais. O Periscópio em Itú e o jornal Ipanema e o Cruzeiro do Sul, ambos no município de Sorocaba.

Além da forte presença dos gráficos sindicalizados da região no evento, o STIG local também saiu fortalecido diante da significativa participação de lideranças sindicais de várias categorias da região e de outras, como Tadeu Moraes, vice-presidente dos Metalúrgicos de Mogi das Cruzes, Givaldo, diretor social dos Caminhoneiros. O gráfico Joaquim Oliveira, secretário-geral da Confederação Nacional da classe e do STIG Barueri-Osasco, que também é dirigente da Ftigesp, marcou presença. Alex, representando o prefeito de Osasco, também participou. E ainda os juristas Antônio Silvio Belinassi Filho (STIG Sorocaba) e Luís Carlos Laurindo (STIG Jundiaí).

João Ferreira, presidente do STIG Sorocaba, estava muito satisfeito com a participação maciça dos gráficos e grato pelo empenho da sua diretoria na realização do evento, como Ezequias Costa e Ester Costa.




Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2864 )