Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Gráficas pagam PLR e vale após denúncia e atuação do STIG Bauru
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
09 Novembro 2018 - 10:39:05


Empresas Stilo Paper e Papel e Cor pagam direitos coletivos dos gráficos

Nos últimos três meses, enquanto durou o silêncio dos gráficos da Stilo Paper e da Papel e Cor, ambas no mesmo parque industrial em Bauru, as empresas descumpriam os direitos coletivos de pagarem o salário dia 5 de cada mês e o adiantamento quinzenal (vale) até o dia 20. Porém, a situação mudou após a denúncia recente dos trabalhadores ao sindicato da classe (STIG). No final do último mês, após notificação sindical, elas não só pagaram o vale atrasado, como também pagaram outro direito convencionado pendente, a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a qual estava atrasada desde o começo de outubro.

As empresas possuem 90 funcionários e situam-se em Duarlina. "A PLR deveria ter sido paga em 5 de outubro, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho da classe, bem como define as datas do pagamento salarial e do vale", diz Amilton Kauffman, presidente do STIG que atuou no caso junto da sindicalista Vera Regina. Notificaram as gráficas no último dia 25. Na ocasião, eles conversaram com o diretor dessas empresas, onde constataram estas irregularidades. Foi então realizada uma assembleia dentro da produção com todos os trabalhadores poucos dias depois.

No último dia 29, quando ocorreu a assembleia, o STIG constatou que as pendências do vale e a 2ª parcela da PLR já estavam sanadas. A Stilo Paper e Papel e Cor pagaram tudo. Elas se comprometeram em não mais atrasarem o vale e o salário de seus trabalhadores. Kauffman aproveitou para esclarecer todos os funcionários sobre a importância do sindicato para a proteção dos direitos da categoria, como o que acabara de ocorrer no local. "O gráfico teve a quem recorrer, a quem denunciar, e prontamente atuamos até resolver a questão", frisaram os sindicalistas.

Contudo, apesar dessa demonstração da função do STIG na defesa do direito do gráfico, os trabalhadores haviam dado as costas ao sindicato pouco tempo antes. Fizerem oposição para não contribuírem financeiramente com a entidade, dificultando a manutenção do órgão. Mesmo assim, o STIG não vacilou nesta hora de atuar em defesa deles. "Está mais que demonstrado para estes gráficos o papel do sindicato, único instrumento de luta em proteção da categoria", endossou Kauffman. Ele espera que a partir de agora todos possam fortalecer o órgão para que continue por muito tempo operativo em proteção de todos os direitos de cada gráfico.
Para Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista da categoria (Ftigesp), entidade na qual o STIG Bauru é filiada, enaltece a posição do sindicato em dar prioridade aos direitos dos trabalhadores, mesmo que, por muitas vezes, os profissionais se afastam do seu órgão da classe, fragilizando seus próprios direitos coletivos. "O STIG acerta em defender e confiar que os trabalhadores saberão e farão uma reflexão necessário no fortalecimento do sindicato, o qual é o único mecanismo jurídico e político que garante os direitos dos trabalhadores", ressalta sindicalista.


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.2922 )