Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Ftigesp define processo eleitoral e garante manutenção da entidade
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
13 Março 2019 - 06:38:49


Maioria dos STIGs no estado apostam na continuidade da Ftigesp com a indicação de dirigentes para a composição de uma chapa que disputará o comando da Federação paulista do gráfico. Inscrições iniciam amanhã

Nos próximos 15 dias, a partir deste quinta-feira (14), estarão abertas as inscrições de chapas dos gráficos interessados em concorrerem a direção da Federação Paulista dos profissionais da categoria (Ftigesp) – entidade máxima dos trabalhadores gráficos no estado de São Paulo. As inscrições podem ser realizadas na sede da entidade, na Galeria Califórnia, situada na Rua Barão de Itapetininga, 255 - 13º andar, Conj. 1313 - São Paulo/SP. O Conselho de Representantes da Ftigesp, órgão que tem nos quadros de associados os 19 Sindicatos de Gráficos (STIGs) existentes no estado, abriu o processo eleitoral para garantir a continuidade desta entidade que é responsável pela liderança da negociação salarial e direitos da classe.

Apesar dos desafios e incertezas frente ao cenário de políticas neoliberais e contra trabalhadores e o movimento sindical, os presidentes do STIGs apostaram na manutenção da Ftigesp através da continuidade do órgão, que se dará com a abertura do processo eleitoral para escolha da direção que conduzirá os trabalhos até 2023. "Assim, independente da chapa que conduzirá a entidade, ela continuará cuidado coletivamente da categoria à nível estadual", informa Leonardo Del Roy, atual presidente da Ftigesp.

As inscrições de chapas podem ser feitar até o dia 29. As eleições serão realizadas em 24 de abril, das 8h às 14h. Uma chapa já está certa que se inscreverá. Ela foi definida pelos atuais conselheiros de representantes da Ftigesp. Todos os nomes ainda não foram escolhidos, mas foi acertado que serão compostos pela maior representatividade de regiões do estado, onde serão indicados respectivos STIGs que aceitaram compor tal chapa.

Pelo acordado, o STIG Jundiaí indicará os nomes para ocupar os postos de presidente e vice-presidente da entidade. A tesouraria e a diretoria de relações sindicais e políticas sociais ficarão com o STIG São Paulo. A tesouraria adjunta ficará a cargo do STIG Campinas. O STIG Barueri assumirá a secretária-geral e a diretoria adjunta com o STIG Piracicaba. E o STIG Sorocaba vai ficar com a formação política e educação sindical.

Já a comunicação e relações internacionais da chapa ficará com o STIG Taubaté. O STIG Marília assumirá a diretoria de patrimônio. O STIG Bauru ficará na de políticas institucionais e intersindical e o STIG Santos com a de condições de trabalho e Previdência Social. O Conselho fiscal fica com os STIGs Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Franca. Os STIGs Piracicaba e Araçatuba vão assumir a delegação confederativa.

"O conselho de representantes da Ftigesp também apostou na junção da experiência com a renovação de dirigentes para a composição da chapa", destaca Leandro Rodrigues, secretário-geral do órgão. Nomes de novos e promissores sindicalistas estarão sendo indicados por seus STIGs para assumirem cargos de destaque se a chapa for eleita. Um deles é Mineiro do STIG Barueri, indicado para ser o futuro secretário-geral da Ftigesp. O outro nome vem de Jundiaí: Jurandir Franco. Ele foi indicado para se tornar o vice-presidente da federação. Sandro Ramos, do STIG Taubaté, pode se tornar o secretário de Comunicação. E João Ferreira, do STIG Sorocaba, deverá assumir a diretoria de Formação Profissional do órgão.


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.3057 )