Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Eleição da Ftigesp reafirma a unidade da categoria gráfica paulista
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
15 Maio 2019 - 07:14:36


85 mil gráficos do estado, representados pelos 19 sindicatos da classe da capital ao interior, elegem a nova direção da sua federação estadual

Nos próximos quatro anos, período que deve ser marcado pelos ataques governamentais à classe trabalhadora e à sua organização sindical, como têm sido desde o governo Temer e intensificado agora com Bolsonaro, só a unidade, organização e mobilização dos empregados podem reduzir tais impactos sobre a garantia de direitos, remuneração e condições laborais. Assim, antes do Dia do Trabalhador, todos os 19 Sindicato dos Gráficos (STIGs) no estado de São Paulo apostaram na unidade da classe através da eleição da nova diretoria da Federação paulista da categoria (Ftigesp).

Apesar da distinção política/ideológica entre os STIGs, ligados a centrais sindicais diferentes, o foco primeiro continua sendo o interesse do gráfico. Com este princípio defendido por Leonardo Del Roy, presidente reeleito a mais um mandato na Ftigesp, todos os sindicatos participaram da eleição, inclusive na construção e composição transparente da chapa da direção. Assim, o processo se deu por chapa única e de forma tranquila outra vez, conduzido pelos dirigentes da Associação dos Gráficos Aposentados do estado, como Sebastião Santana, Roque Barbieri, Baroni e José Vieira. A chapa, composta por 30 gráficos para serem a nova direção e o conselho fiscal entre os titulares e suplentes, recebeu 18 dos 19 votos em disputa.

O mandato começa a partir de terça-feira (18) e segue até dia 17 de junho de 2023. "Sabemos do desafio que assumiremos e das dificuldades pela frente diante desse governo contra a classe trabalhadora e os sindicatos. Mas continuaremos enfrentando a situação em defesa dos 85 mil gráficos paulistas. Tentaremos novas saídas, mas insistiremos no diálogo com o sindicato patronal para evitarmos a desregulamentação do setor, a fim de evitarmos o prejuízo para os trabalhadores e também às empresas, diante da concorrência desleal, que ocorre quando não há unidade patronal para evitar a despadronização de regras mínimas na relação trabalhista. Perde todos: trabalhador e patrão", endossou Del Roy após a apuração eleitoral.

Houve pouca mudança na composição da nova direção eleita da Ftigesp. O STIG Santos deixará a vice-presidência e passará a exercer a pasta de Condições do Trabalho e Previdência Social. A vice será agora do STIG Jundiaí, sindicato que deixa a secretária-geral, esta que ficará com o STIG Barueri-Osasco, o qual cedeu a secretária de Comunicação para o STIG Taubaté. Os outros cargos e diretorias da Ftigesp continuarão com os STIGs da gestão atual. Confira AQUI a relação da nova diretoria da Ftigesp – Gestão 2019-2023.




Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.3146 )