Item de NotíciaFTIGESP NEWS // STIG Barueri/Osasco completa 29 anos com a força dos gráficos sindicalizados
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
06 Setembro 2019 - 10:22:46


O gráfico dessa região metropolitana paulistana lidera proporcionalmente por região o número de trabalhadores sindicalizados no estado e no País

Fui gráfico por 29 anos nesta base territorial do estado e tenho orgulho do tempo enquanto aqui estive, parte desse período antes ainda da fundação do Sindicato da categoria (STIG) no local. A frase é do gráfico e presidente do Sindicato da categoria (STIG) em Sorocaba, João Ferreira, durante a abertura da festividade dos 29 anos do STIG Barueri, Osasco e região. O evento reuniu centenas de outros gráficos associados à entidade sindical no Centro de Tradição de Osasco (CTO) durante o último domingo (26).

Em 29 anos de história, maior parte dela, senão toda, voltada para defesa dos empregados através da unidade da própria classe em torno do STIG, a entidade cresceu e se consolidou como a mais forte dentre os sindicatos dos gráficos do país em número de trabalhadores sindicalizados. O órgão supera proporcionalmente até a maior base de gráficos na capital de SP. "Dos 12 mil gráficos em Barueri/Osasco, uma quantia bem inferior aos 25 mil de trabalhadores da categoria na cidade de São Paulo, cerca de 30% estão associados", conta Joaquim Oliveira, presidente do sindicato.

Nas últimas semanas, por exemplo, mais 500 gráficos se associaram ao STIG durante a visita dos dirigentes nas empresas da região. Apesar do ingresso dos novos trabalhadores, o processo de rotatividade no emprego reduz sistematicamente o número de sindicalizados, ampliando a tarefa da direção sindical de conscientizar os novos trabalhadores nas gráficas.

O processo continuado e ativo de sindicalização do STIG Barueri/Osasco, parte dele materializado na presença de centenas de associados na festa da entidade, torna-se essencial para enfrentar os desafios colocados para a classe trabalhadora pelo sistema político a partir de Temer e ampliando por Bolsonaro. "A reforma trabalhista destruiu mais de 100 direitos, venho também a terceirização irrestrita, e agora a destruição da aposentadoria. Hoje é dia de festa, mas depois os gráficos precisam elevar a unidade em torno do sindicato e reagir a tantos ataques", frisou Leandro Rodrigues, presidente do STIG Jundiaí, presente na abertura na atividade no CTO.

"Aqui estamos reunidos com centenas de gráficos sindicalizados e vocês já mostram o nível de consciência elevada de que apenas juntos poderão superar os desafios impostos pelo sistema política e patronal. Foi através dessa unidade à nível estadual, por exemplo, que ao longo de décadas que conseguimos garantir junto aos patrões, nossa convenção coletiva de direitos com 84 pontos de benefícios superiores à CLT. Não tem mágica. Só juntos somos mais fortes. O contrário, que visa enfraquecer os STIGs, prejudicará quem protege tais direitos, sendo maléfico aos gráficos", disse no evento o presidente da Federação Paulista da classe, Leonardo Del Roy,


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.3339 )