Item de NotíciaClipping nº 664
(Categoria: Clipping)
Postado por FTIGESP
07 Outubro 2010 - 13:08:18

PETROBRAS - Com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a plataforma P-57 será batizada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, na próxima quinta-feira (07/10), a partir das 11h, em Angra dos Reis. A plataforma P-57, do tipo FPSO (navio-plataforma que produz e armazena petróleo), será instalada no Campo de Jubarte, a 80 km da costa do Espírito Santo, em profundidade de água de 1.246 metros . Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras


ELEIÇÃO I – Muitas são as novas configurações do Congresso Nacional que saiu das urnas de domingo, dia 3, e que terão impacto sobre a vida política nacional a partir do ano que vem, qualquer que seja o resultado do segundo turno presidencial.   As novas bancadas sugerem um Congresso mais conciliador e menos beligerante que o atual, independentemente da hegemonia conquistada pelos partidos alinhados com o atual governo e integrantes da coalização que apoia Dilma Rousseff. Saem os radicais e entram forças mais moderadas, mesmo na oposição.  


ELEIÇÃO II – No Senado, agora serão três os ex-presidentes da República com mandato (José Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco). As urnas mantiveram o PMDB como o maior partido na Casa e trouxeram o PT com a maior bancada na Câmara, sugerindo que cada um dos partidos polares da aliança dilmista ficará com a presidência de uma das Casas. A solução atual, em que o PMDB ocupa os dois cargos, não deve ser aceita pelo PT nem está de acordo com a tradição parlamentar, que reserva a presidência ao maior partido de cada Casa.


ELEIÇÃO III – A Câmara passou por uma renovação menor que a média das últimas eleições. Nos cálculos do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, a renovação ficou em 44,25%: 286 deputados não se reelegeram e 227 serão novos na Casa. Fonte: Agência Brasil


Tilibra lança produtos escolares com personagens  

A Tilibra apresenta novidades para o mercado de papelaria infantil e teen, com produtos que estampam personagens de sucesso e que estão em evidência na televisão, nos seriados e desenhos animados. Thundercats, desenho animado que fez sucesso nos anos 80 e 90 está de volta em uma nova série. Para a coleção Volta às Aulas 2011, a Tilibra lança os cadernos com as aventuras dos sobreviventes do planeta Thundera. A marca traz também, como um dos principais lançamentos, Tron Legacy. Conhecido como Tron 2,  é a continuação de um dos primeiros filmes de ficção científica a utilizar a computação gráfica. Fonte: Abigraf


Fórum Permanente da Indústria da Comunicação de Goiás  

As entidades que representam o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação de Goiás estão divulgando sua Carta de Constituição, com o objetivo de frear o encolhimento do mercado e das empresas dedicadas ao segmento da comunicação no Estado. Por meio do Fórum, as entidades, que esperam contar com o apoio e a participação efetiva do Governo goiano, desenvolverão esforços para as empresas de Goiás e as que se instalarem no Estado contratem companhias goianas para desenvolver a comunicação publicitária e institucional, além de produzir e veicular suas peças e campanhas publicitárias, sem prejuízo de divulgá-las nos demais estados da Federação. O Fórum, de caráter permanente, também pretende dar sua contribuição no sentido de atrair novas indústrias para Goiás, bem como melhorar a produtividade da indústria da comunicação local. Fonte: Abigraf

Alimentos voltam a subir em setembro

Em setembro, o aumento dos preços, no município de São Paulo, teve aceleração e a taxa do ICV-DIEESE chegou a 0,53%, com alta de 0,28 ponto percentual (pp) em relação a agosto (0,25%). Neste mês, as  taxas por estrato de renda* mantêm uma correlação negativa com o poder aquisitivo das famílias, registrando alta de 0,61%, para o estrato 1; de 0,59% para o estrato 2 e menor para o estrato 3, cuja taxa ficou em 0,49%.
Alimentação (1,03%) e Habitação (0,87%) foram os grupos que tiveram os maiores aumentos, e juntos contribuíram com 0,49pp no cálculo da taxa de setembro. Variações menores foram observadas nos grupos: Despesas Pessoais (0,28%), Vestuário (0,20%) e Transporte (0,11%). Apenas na Saúde (-0,06%) houve queda de preços. 
Inflação Acumulada - Nos últimos 12 meses, de outubro de 2009 a setembro de 2010, o ICV-DIEESE apresentou alta de 5,43%. Ao se considerar os diferentes estratos, as taxas anuais são iguais em 5,52%, para os estratos 1 e 2, e menor para o estrato 3 (5,38%). Neste ano - de janeiro a setembro - a inflação acumulada é de 4,17%, e segundo os estratos, verifica-se taxa mais elevada para os mais pobres (4,53%), seguida pelo segundo estrato (4,39%)  e menor - de 3,99% - para as famílias de maior poder aquisitivo.
Considerações sobre o preço da carne - Em setembro, a carne bovina no varejo subiu 5,33% e neste ano sua taxa já atinge 12,88%. Como o produto é o que mais pesa (4,04%) no grupo Alimentação, este reajuste resultou em uma contribuição no cálculo do ICV deste mês da ordem de 0,22pp.
Um estudo do DIEESE buscou verificar qual é o comportamento do preço da carne no atacado e no varejo, em período que se estende de janeiro de 2008 até setembro último. A análise do período como um todo revela aumentos maiores no  varejo (31,99%), frente aos praticados no atacado (26,10%). Porém, a observação das taxas neste ano preocupa, pois o comportamento deste 3º trimestre (8,77%) apresenta variação extremamente elevada. Fonte: DIEESE
 

Produção industrial cai em 9 regiões em agosto, diz IBGE

Indústria de São Paulo, que representa cerca de 40% da produção nacional, registrou alta de 1,3% no mês.
A produção industrial caiu em 9 das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. Segundo informou hoje o IBGE, as principais quedas foram apuradas em Goiás (recuo de 4,8%) e no Rio de Grande do Sul (queda de 4,3%). Já o maior crescimento ficou com o Pará (alta de 2,4%). Na comparação com agosto do ano passado, todas as regiões pesquisadas apresentaram aumento na atividade industrial.
A indústria de São Paulo, que representa cerca de 40% da produção nacional, registrou alta de 1,3% na produção em agosto ante julho e aumento de 9,4% ante agosto do ano passado. No acumulado de 2010 até agosto, a indústria paulista registra crescimento de 13,5% e, nos últimos 12 meses, de 9,0%. Fonte: Agencia Estado

Gilmar Mendes será denunciado na ONU por telefonema de Serra

Para as entidades que subscrevem a denúncia, o caso apresenta indícios claros de interferência política nas decisões do Supremo. "Um juiz da mais alta Corte do País não pode receber telefonemas de uma das partes interessadas no meio do julgamento. Pediremos que as Nações Unidas avaliem o caso e cobrem providências do governo brasileiro, para que se faça uma investigação criteriosa
dos fatos, inclusive com a quebra judicial do sigilo telefônico se for o caso", afirma a advogada Andressa Caldas, diretora da Justiça Global.
Rodrigo Martins – Carta Capital
O suposto telefonema do presidenciável José Serra (PSDB) ao ministro Gilmar Mendes, durante uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), levou a ONG Justiça Global e uma série de outras organizações de direitos humanos a encaminhar uma denúncia para as Nações Unidas, devido às suspeitas de falta de independência do magistrado. A ligação telefônica, segundo reportagem da Folha de S.Paulo, teria ocorrido na quarta-feira 29, durante o julgamento de recurso do PT contra a obrigatoriedade de o eleitor portar dois documentos no dia da votação.
O recurso já havia sido acolhido por sete dos atuais dez ministros da Corte (Eros Grau se aposentou e ainda não foi substituído) quando Mendes decidiu pedir vistas do processo. No dia seguinte, votou contra a requisição petista. De toda maneira, a votação terminou em oito votos favoráveis e dois contra. E, agora, o eleitor pode se  apresentar no pleito com qualquer documento de identificação oficial com foto. Vitória do PT, que temia que os eleitores de baixa renda e escolaridade deixassem de votar em função da exigência de dois documentos.
Para as entidades que subscrevem a denúncia, o caso apresenta indícios claros de interferência política nas decisões do Supremo. "Um juiz da mais alta Corte do País não pode receber telefonemas de uma das partes  interessadas no meio do julgamento. Pediremos que as Nações Unidas avaliem o caso e cobrem providências do governo brasileiro, para que se faça uma investigação criteriosa dos fatos, inclusive com a quebra judicial do sigilo telefônico se for o caso", afirma a advogada Andressa Caldas, diretora da Justiça Global.
De acordo com ela, o documento deverá ser encaminhado na tarde desta sexta-feira à brasileira Gabriela Carina de Albuquerque da Silva, relatora especial da ONU sobre a independência de juízes e advogados, e ao Alto Comissariado das Nações Unidas.
"Normalmente, encaminhamos esse tipo de denúncia apenas à relatoria da ONU, mas como a titular do cargo é brasileira talvez ela se sinta impedida de avaliar o caso". Razões para isso não faltam, afinal Gabriela foi assessora de Mendes na época em que ele era presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Andressa ressalta ainda que o ministro Gilmar Mendes, ex-advogado geral da União no governo Fernando Henrique Cardoso, foi acusado outras vezes de atuar de forma parcial no Supremo. "Em diversos casos, o magistrado se pronunciou antes de avaliar os autos do processo e emitiu opiniões contestáveis, por exemplo, ao criminalizar a atuação de movimentos sociais, como o MST", afirma a advogada. "É por isso que está tomando corpo um movimento pelo impeachment de Mendes. Não temos posição firmada a esse respeito, mas consideramos que esse caso do suposto telefonema de Serra ao ministro, durante o julgamento de um recurso apresentado pelo partido de sua principal oponente nas eleições, deve ser criteriosamente investigado. E, caso se comprove a falta de autonomia, o magistrado precisa ser punido".
Entre as entidades que subscrevem a denúncia, estão a Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), o instituto Ibase e a ONG Terra de Direitos. Além de reportar o caso do telefonema de Serra, o documento enumera outros deslizes do ministro e expõe sua estreita relação com políticos ligados ao PSDB. Publicado por Carta Maior em: 02/10/2010


Só 10,9% descobrem câncer de mama em fase inicial

Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior. E aquelas que se tratam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam esperar 188 dias, em média, entre o diagnóstico e a cirurgia - tempo que cai para 15 dias, se a paciente tiver plano de saúde.
Os dados foram divulgados hoje (5) no Rio de Janeiro durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer do mama.
"Primeiro nós lutamos pela aprovação da lei 11.664, que assegura o direito à mamografia. Agora, queremos acesso ao diagnóstico e ao tratamento imediato", disse Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). "Precisamos de vontade política para mudar a realidade que leva a milhares de mortes desnecessárias relacionadas à falta de investimento", acrescentou.
No ano passado, foram diagnosticados no País 49.343 novos casos de câncer de mama, que custaram US$ 157 mil. A previsão é de que o Brasil terá cerca de 63 mil casos em 2020. O custo estimado é de US$ 208 mil.
Leia também:
• Oncofitness: exercícios contra o câncer de mama
• Mulheres com câncer de mama inicial não completam tratamento
• Preconceito sexual atrapalha luta contra o câncer de mama
• Câncer nem sempre impede a gestação
• Há beleza no câncer de mama
Maira fez um apelo para que as empresas abracem a causa e incentivem as funcionárias a fazer o exame preventivo. "Todos os dias, 30 mulheres morrem no Brasil por câncer de mama. É preciso que as chances de 95% de cura cheguem a todas as mulheres", afirmou.
O oncologista Ricardo Caponero, presidente do conselho científico da Femama, defendeu que o País aumente o investimento em saúde. "A Organização Mundial de Saúde recomenda 10% do PIB. O Brasil investe entre 2% e 3%", afirmou. Ele ressaltou ainda que aumento de recursos permitiria a oferta de medicamentos de ponta, que hoje as pacientes do SUS não têm acesso.
Caponero citou o caso da vacina trastuzumab, que inibe proteína presente em 20% dos casos de câncer de mama e que é responsável por evolução mais agressiva da doença. O medicamento, que custa R$ 7,5 mil por mês, é garantido pelos planos de saúde, mas não pelo SUS. "Esse medicamento melhora em 50% as chances de cura, é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), está disponível desde 2001, mas infelizmente não é oferecido em toda a rede pública", afirmou.
O lançamento do Outubro Rosa, que prevê a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa, contou com a presença da estilista venezuelana Carolina Herrera, madrinha do projeto. Este ano, Cristo Redentor, Copacabana Palace e um shopping da zona sul ganharam a iluminação especial. Fonte: Agencia Estado

Jorge Caetano Fermino


Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.55 )