Item de NotíciaAno para comemorar os 90 anos – 7 de fevereiro
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
07 Fevereiro 2013 - 11:22:41

 
O que representa o dia 7 de fevereiro para o povo brasileiro? 
Talvez poucos conheçam a data e sua importância para a valorização dos trabalhadores no Brasil. Porém, uma categoria em especial, os gráficos, sabem bem de sua relevância para a conquista das leis trabalhistas. 
Sete de fevereiro é o Dia Nacional do Gráfico. Entretanto, ele é assim considerado não por simples convenção, mas por exaltar o legado de luta por dignidade e valorização de direitos trabalhistas numa época em que estes não existiam, ou qualquer outro respeito aos profissionais. 
Em 7 de fevereiro de 1923, iniciou-se um dos grandes conflitos entre o capital e o trabalho. Depois de 42 dias de greve realizadas por gráficos paulistas, o movimento não recuou até que todos os trabalhadores em todas as gráficas fossem beneficiados com a maioria dos direitos antes negados. Nascia a primeira convenção coletiva de trabalho dos gráficos. 
Em 7 de fevereiro de 2013, este legado combativo completará 90 anos. A história testemunhará nove décadas de resistência pela valorização profissional da categoria gráfica. O passado mostra que as conquistas resultam da luta, assim como a manutenção delas. A convenção coletiva de trabalho nasceu da consciência de classe e só pela luta permanecerá presente. Sem luta, não há conquista, nem a manutenção da mesma. 
Em 7 de fevereiro de 2013, a tecnologia avançou bastante em relação a 1923. No entanto, a riqueza não aumentou para os trabalhadores, pelo contrário, aumentou somente a opressão por mais trabalho, enquanto diminuiu a renumeração e a valorização profissional. Na verdade, o que evoluiu foi apenas a ganância dos patrões diante da menor resistência da classe trabalhadora contra a intransigência do capitalismo neoliberal. O individualismo virou marca: ter passou a valer mais que ser.   
Entretanto, em contraposição a este modelo que valoriza as coisas ao invés das pessoas, ao individualismo ao invés do coletivismo, à omissão ao invés da participação, o próprio Jesus Cristo, maior revolucionário da história humana, mostrou que a vida só tem sentido compartilhada. O amor é o sentido maior, logo, a fraternidade e solidariedade entre as pessoas é a maior escola. A ganância e o individualismo não combinam. 
Em 7 de fevereiro de 1923, mesmo em um tempo que não existiam leis trabalhistas, gráficos lutaram para que elas fossem criadas. A luta era pela coletividade, pelos direitos de todos, pela classe trabalhadora. Os avanços desta conquista ainda perduram 90 anos depois. A resistência do passado, que já foi presente, deixou importantes resultado para o futuro, que hoje é presente. 
Em 7 de fevereiro de 2013, mesmo em um tempo que leis trabalhistas já defendem o profissional, é preciso fazer valer o direito já conquistado para não retroceder as conquistas. O individualismo e a ganância, princípios liberais, apenas favorecerão as minorias endinheiradas, portanto, não caiu nesta armadilha classe trabalhadora. Apenas a unidade e a mobilização dos trabalhadores garantirão mais avanços. 
Dessa forma, em 2013, continuaremos firme na luta cada vez mais. Não por qualquer motivo individual, mas pela dignidade dos gráficos que sempre lutaram por dias melhores para a classe trabalhadora. Este é o nosso passado, este é o nosso presente, este será o nosso futuro, este é o nosso legado. 
Viva os 90 anos do 7 de fevereiro!!! Viva os Gráficos!!! 



Esta notícia é de
( http://ftigesp.org.br/news.php?extend.700 )