Dez 12
Com extensa caminhada no movimento sindical gráfico, o carismático ex-linotipista do Jornal A Tribuna de Santos, Mário Monti, faleceu na última quarta-feira (10). O sindicalismo brasileiro perde muito com a sua partida. Ele acumulou muita paixão e serviço em defesa da categoria no decorrer da vida inteira.

Começou a luta no movimento sindical a partir dos gráficos santistas. Chegou a comandar o sindicato da região (STIG Santos). Com seu empenho característico, assumiu a presidência da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (Ftigesp) e ainda foi diretor da Federação Nacional dos Gráficos.

O incansável Mário passou também pela direção da Associação dos Trabalhadores Aposentados nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo, onde ocupou o cargo de Secretário. Além disso, foi secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e tesoureiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

Mas como somos todos mortais, chegou a hora da partida desse militante também. O seu enterro foi realizado nesta quinta-feira (11), no município onde tudo iniciou para ele. O eterno sindicalista gráfico, expoente da categoria, foi sepultado no Cemitério Vertical Memorial de Santos.

"Mario teve uma significativa atuação no movimento sindical, sendo um grande companheiro de lutas pela categoria, pois prestou um expressivo serviço aos trabalhadores gráficos", frisa Jorge Fermino, atual presidente do STIG de Santos e também secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig) e da Ftigesp.

O dirigente lamenta por esta irreparável perda, mas está certo de que o carisma dele sempre estará presente na vida dos companheiros gráficos próximos e sobretudo dos familiares e amigos.

Fermino finaliza lembrando que a perda de um ente querido nunca foi, e nunca será fácil, porém a crença perante Deus faz com que a alma dele seja bem amparada, cabendo a quem permanece vivo, manter esta lembrança nas mentes e corações.

Vai com Deus querido Mario Monti!

FONTE: CONATIG

written by FTIGESP