Abr 27
Ao todo, 24 deputados de SP defendem o interesse da classe trabalhadora, mas 33 foram a favor do empresariado, aprovando a terceirização. Um desses políticos favoráveis à terceirização, como quer o patrão, foi o deputado Paulinho da Força Sindical

O Projeto de Lei 4330 (PL da terceirização), o qual permite ao patrão demitir o gráfico e contratar empresa terceirizada para fazer o serviço, foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22). O placar foi de 230 votos a favor e 203 contra.

E se algum trabalhador pensar que não existe problema nisso, pois continuará ganhando igual salário e benefícios como gráfico terceirizado, está errado. Pois, os deputados aprovaram também a desobrigação da empresa terceirizada de cumprir as cláusulas dos atuais acordos e convenções coletivas de trabalho.

Ou seja, o salário diminuirá e os atuais direitos acabarão. E isto já inicia se o Senado aprovar o PL. É hora dos gráficos reagirem enquanto é tempo.

A fim de estimular a reação da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Jundiaí e Região (Sindigráficos) visitará 4 mil funcionários nas empresas da área nos próximos 20 dias. A entidade vai mostrar os problemas da terceirização aos empregados.

skafA Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é quem defende o PL 4330, que teve apoio de 33 deputados paulistas, eleitos com o voto do trabalhador, mas que votaram a favor da terceirização, o que provocará demissões e cortes de salários e direitos trabalhistas.

A posição da Fiesp e desses políticos é clara: contribuir com o empresariado para que possam baixar seus custos de produção, a partir da diminuição da folha de pagamento dos gráficos, bem como de todas as categorias profissionais do Brasil.

O PL da Terceirização seguiu para análise do Senado. "É preciso fazer muita pressão, mas muita pressão mesmo em cima dos senadores para barrar o desejo desses deputados que querem terceirizar a atividade fim da empresa, permitindo, por exemplo, a empresa demitir o gráfico, seja da pré-impressão, impressão e acabamento, para contratar outro gráfico terceirizado, recebendo menos e poucos direitos, trabalhando igual ou até mais", avisa Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Na semana passada, trabalhadores da Log&Print e da Jandaia chegaram a cruzar os braços contra a aprovação da PL na Câmara Federal. "Ainda não foi o suficiente, será preciso maior conscientização dos gráficos" diz o dirigente, justificando a necessidade de falar diretamente com todos.

Além disso, os sindicalistas apresentarão o nome de cada um dos 33 deputados federais paulistas que votaram a favor do interesse do patrão e contra a vida dos trabalhadores, ao aprovar o PL 4330 nesta quarta.

Todos políticos do DEM, PMDB, PPS, PSD, PTN E SD votaram a favor da Terceirização. O deputado do SD é o Paulinho da Força Sindical. A maioria do PSDB, PR, PRB e PV também aprovaram. Outros partidos ficaram divididos.

Já todos os deputados do PT, PCdoB, PSOL, PDT defenderam a classe trabalhadora e votaram contra a terceirização. A maioria dos parlamentares do PSB também foram contra o PL 4330.

Ao todo, 24 deputados de SP defendem o interesse da classe trabalhadora, mas 33 foram a favor do empresariado, aprovando a terceirização.

Desse modo, o Sindigráficos já se articula também com a Federação dos Trabalhadores Gráficos Paulistas (Ftigesp) para protocolar junto aos três senadores do Estado, a reivindicação da votação contrária ao PL da Terceirização. Os senadores são Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT).

Em caso dos senadores não barrarem, mas fizerem alguma modificação no texto do PL 4330 que veio da Câmara, o projeto volta para apreciação dos deputados.

"Esta será a hora dos 33 deputados paulistas se redimirem com os eleitores, formados por trabalhadores na maior parte, revogando a aprovação da terceirização da atividade fim da empresa", finaliza Rodrigues.

LISTA DA VOTAÇÃO DO PL 4330 DOS DEPUTADOS FEDERAIS PAULISTAS

VOTARAM A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO 

Alexandre Leite SP Sim DEM
Eli Côrrea Filho SP Sim DEM
Jorge Tadeu Mudalen SP Sim DEM
Marcelo Aguiar SP Sim DEM
Baleia Rossi SP Sim PMDB
Missionário José Olimpio SP Sim PMDB
Alex Manente SP Sim PPS
Roberto Freire SP Sim PPS
Capitão Augusto SP Sim PR
Marcio Alvino SP Sim PR
Miguel Lombardi SP Sim PR
Milton Monti SP Sim PR
Beto Mansur SP Sim PRB
Fausto Pinato SP Sim PRB
Marcelo Squassoni SP Sim PRB
Luiz Lauro Filho SP Sim PSB
Eduardo Bolsonaro SP Sim PSC
Goulart SP Sim PSD
Herculano Passos SP Sim PSD
Walter Ihoshi SP Sim PSD
Bruna Furlan SP Sim PSDB
Bruno Covas SP Sim PSDB
Carlos Sampaio SP Sim PSDB
Eduardo Cury SP Sim PSDB
Miguel Haddad SP Sim PSDB
Samuel Moreira SP Sim PSDB
Silvio Torres SP Sim PSDB
Vitor Lippi SP Sim PSDB
Nelson Marquezelli SP Sim PTB
Renata Abreu SP Sim PTN
Evandro Gussi SP Sim PV
William Woo SP Sim PV
Paulo Pereira da Silva SP Sim SD

VOTARAM A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO

Orlando Silva SP Não PCdoB
Major Olimpio SP Não PDT
Tiririca SP Não PR
Celso Russomanno SP Não PRB
Sérgio Reis SP Não PRB
Flavinho SP Não PSB
Keiko Ota SP Não PSB
Luiza Erundina SP Não PSB
Pr. Marco Feliciano SP Não PSC
Lobbe Neto SP Não PSDB
Mara Gabrilli SP Não PSDB
Ivan Valente SP Não PSOL
Ana Perugini SP Não PT
Andres Sanchez SP Não PT
Arlindo Chinaglia SP Não PT
Carlos Zarattini SP Não PT
José Mentor SP Não PT
Nilto Tatto SP Não PT
Paulo Teixeira SP Não PT
Valmir Prascidelli SP Não PT
Vicente Candido SP Não PT
Vicentinho SP Não PT
Arnaldo Faria de Sá SP Não PTB
Dr. Sinval Malheiros SP Não PV

FONTE: STIG JUNDIAÍ 

written by FTIGESP