Abr 28
É sempre bom recordar alguns momentos da nossa história para mostrar a quem está chegando como foi que tudo aconteceu e como chegamos até aqui.

Em 1984, um grupo de trabalhadores gráficos no ABC se reuniu para debater as mazelas dos empresários gráficos da região. Foi uma reunião organizada pela CUT e pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Bernardo do Campo. O resultado foi a criação de uma Associação dos Trabalhadores Gráficos do ABC, já que na época era proibido pela ditadura militar a criação de sindicatos.

Em 1988, logo após a promulgação da Constituição, a Associação realizou, em 07 de outubro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, uma assembleia para a transformação da entidade em Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Jornais e Revistas do ABC.

"Criado o Sindicato, veio a parte mais dolorosa", conta o presidente Isaías Karrara ao falar sobre o trabalho de consolidação e reconhecimento do Sindicato pelos patrões e pela Federação Estadual dos Gráficos.

"Até hoje a Federação nos vê com certo desconforto, por duas razões: primeiro porque tomamos a base de arrecadação e passamos a representar de fato os trabalhadores, o que trouxe um incômodo danado para os patrões que estavam mal acostumados com as benesses que tinham; e, segundo, porque nós da CUT chegávamos com muita vontade de botar ordem no barraco, fazer as coisas mudarem", comenta Karrara.

Foi com o trabalho e a luta de muitos companheiros, que chegaram até a perder o emprego, que o Sindicato conquistou o reconhecimento e o respeito, contando, inclusive, com o apoio dos sindicatos cutistas da região. "Sempre seremos gratos aos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, aos Metalúrgicos de Santo André, Rodoviários do ABC, Químicos do ABC. A ajuda financeira e política desses parceiros foi decisiva para a formação e consolidação do nosso Sindicato", destaca.

Nestes quase 27 anos, o lema do Sindicato é LUTAR SEMPRE É NOSSO PAPEL. Venha participar dessa luta, não importa se homem ou mulher, da administração ou produção, de uma empresa grande, média ou pequena, o importante é sua disposição de somar.

Se estivermos todos unidos, certamente chegaremos mais rápido aos nossos objetivos!

FONTE: STIGABC

written by FTIGESP