Jun 26
O PL 4330, que estabelece a terceirização em todas as atividades das empresas, é, sem dúvida, o golpe mais duro que a classe trabalhadora brasileira já sofreu sob um regime democrático. Com o apoio da Força Sindical, através do deputado Paulinho da Força, e do Paulo Skaf da FIESP, 230 deputados aprovaram essa farsa de lei, que retroage os direitos dos trabalhadores ao que era antes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), editada no governo de Getúlio Vargas em 1943 e que regulamenta as regras para o capital e o trabalho.

Todas as conquistas básicas da CLT foram tiradas pela farsa do PL 4330, deixando os empresários livres de qualquer obrigação com os empregados terceirizados e com os chamados PJ (pessoa jurídica). Assim, se livram de pagar férias, FGTS, plano médico, o vale transporte e todos os outros direitos. A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria também passa a não valer mais nada se todos forem terceirizados ou PJ nas empresas.

A pressão agora é para que os senadores tenham mais compromisso com os nossos direitos e votem contra essa lei.

Os trabalhadores também vão guardar bem os nomes dos deputados que aprovaram o PL 4330, divulgar bem nas redes sociais e dar o troco nas próximas eleições, colocando todos para fora do Congresso Nacional.

FONTE: STIG ABC

written by FTIGESP