Set 30
O grupo dos federados, formado pelos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (STIGs), vinculados à Federação Paulista da categoria (FTIGESP), reuniu-se e ajustou os últimos detalhes para iniciar a Campanha Salarial 2015. O encontro foi realizado no dia 15, na sede da entidade regional, no centro da capital. Na ocasião, foi finalizada a pauta de reivindicação unificada dos sindicatos da categoria em SP. O documento foi encaminhado aos patrões e protocolado na quinta-feira (17). A negociação pode começar a qualquer momento, uma vez que os federados também já solicitaram o início do processo das rodadas de negociação com os empresários.

Ainda não foi definida a data do primeiro encontro com os patrões, mas os federados já aprovaram o grupo de sindicalistas que ficarão a cargo de representar todos os STIGs e milhares de trabalhadores da categoria nas mesas de negociação da Campanha Salarial. O coletivo é composto pelos presidentes dos STIGs de São Paulo, Barueri, Guarulhos, Jundiaí, Taubaté, Sorocaba e Bauru. A comissão é liderada pelo presidente da FTIGESP, Leonardo Del Roy, além da participação do integrantes dos Departamentos Jurídico e Econômico da Federação dos Gráficos.

"Embora haja crise financeira, entendemos que é preciso avançar sim e não retroceder nas conquistas", diz Del Roy. O dirigente justifica dizendo que o empresariado tem seus meios para absorver os impactos da crise, tanto é verdade que a empresa continua produzindo e funcionando, já o cenário é diferente para o gráfico empregado. "Este tem sofrido bastante com a inflação na conta de luz, água, aluguel, combustível, alimentação e muito mais, sem poder repassar isso para ninguém", fala o sindicalista.

Neste sentido, a pauta de reivindicação dos trabalhadores gráficos sabe da crise, tanto é que não faz muitos pedidos aos patrões neste período, mas também solicita itens que garantam justos pleitos e a sobrevivência da categoria. Em breve, a FTIGESP divulgará a pauta de reivindicação.

written by FTIGESP