Out 09
Além de fazer a defesa dos gráficos nas empresas do setor no extremo Noroeste do estado de São Paulo, já perto de Mato Grosso, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Araçatuba tem contribuído com outras atividades de cunho social em prol de crianças e idosos. Há um ano, através da promoção contínua de campanhas de coleta de alimentos junto à categoria nas fábricas do segmento, o órgão de classe vem apoiando o Brota Vida Casa de Apoio às Pessoas com Câncer na região - entidade que abriga hoje 86 pacientes, sendo 15 crianças. O STIG também faz palestra na instituição para dar esperança aos doentes. O gesto do STIG foi reconhecido pela Câmara dos Vereados da cidade. Trabalhadores gráficos e seus familiares foram homenageados pelos parlamentares no Dia do Voluntário em Araçatuba.

"Abraçamos esta causa e vamos continuar firmes assim como fazemos na defesa diária do trabalhador gráfico", disse satisfeito o presidente do STIG, José Aparecido Lima ao receber o reconhecimento da Câmara. O prêmio resulta do Projeto de Lei, de autoria do vereador Jaime José da Silva, que instituiu o dia 28 de agosto, como sendo o Dia do Voluntário em Araçatuba. Lima e mais três pessoas ligadas aos gráficos receberam a premiação. São elas: Maria Fátima Alves de Almeida, Gabriela Bonini Verga e Jucelene Ferreira. Todas receberam o certificado de Voluntários em Destaque do ano. A cerimônia foi realizada no Teatro Castro Alves, em Araçatuba. O dirigente aproveitou para agradecer aos demais voluntários da categoria gráfica que se dedicam com a participação e/ou a doação de alimentos. Estas iniciativas ajudam a minimizar um pouco o sofrimento das crianças e dos idosos com câncer naquela região.

Desde o ano passado, após do convite de conhecer a Casa Brota Vida, o Sindicato iniciou o trabalho de passar nas gráficas e pedir o apoio dos empregados com alimentos e outras colaborações. Lima agradece aos vereadores pelo gesto de reconhecer o STIG, mas ressalta que o maior prêmio da ação solidária é de saber que está fazendo o bem para outras pessoas que precisam de ajuda. "A ação de estarmos próximos a pessoas doentes nos ajuda a conhecer melhor a nossa própria vida, e assim exercitarmos o nosso lado mais humano", avalia Lima. O dirigente conta que a ação estimula a lutar ainda mais pelos trabalhadores dentro do sindicato. Ele aproveita e convida aos demais STIGs a participarem de ações solidárias junto às instituições sociais das suas respectivas regiões. "Além da ação sindical, aproveite sua vida para praticar outras importantes ações sociais do bem", finaliza.

written by FTIGESP