Out 14
Os trabalhadores das indústrias gráficas de Bauru e Região, no interior de São Paulo, deram um recado importante aos representantes sindicais durante o democrático processo de eleição para a direção da entidade de classe (STIG). Havia duas chapas no pleito. E elegeram a chapa 1, comandada pelo presidente da classe, Hamilton Kauffman, que continua à frente do órgão por mais quatro anos. A vitória da chapa 1, formada por metade da antiga direção, mostra que a categoria apostou no projeto defendido por Kauffman de ser necessário investir na sindicalização e em mais trabalho de base junto aos 2 mil funcionários das empresas do setor, que, no geral, se caracterizam por indústrias de pequeno porte.

"Trabalho de base e sindicalização. Esta foi a nossa principal proposta de campanha por entendermos que é disso que o nosso gráfico precisa e é nisso que mais vamos apostar neste novo mandato", diz Kauffman satisfeito pelo resultado das urnas que mostrou que a categoria também quer isso, ao escolher a chapa 1 para conduzir o sindicato. Dos cerca de 2 mil trabalhadores da categoria, 347 já estão filiados. O dirigente frisa que o trabalho agora será fortalecer a representação da classe através do trabalho de base para aumentar o número de filiados. Das 35 cidades da região, as gráficas se concentram em Bauru, onde fica o Sindicato.

Dos 389 sindicalizados, 296 compareceram na votação da direção do STIG Bauru e Região. A chapa vitoriosa teve 169 votos. A chapa 2 teve 122 votos. Houve ainda quatro votos nulos e um em branco. O processo transcorreu na maior tranquilidade. Kauffman conta que além da calma, houve o exercício pleno da democracia por parte de ambas as chapas. "Essa foi uma eleição, onde, desde o início até a votação e a apuração, tudo caminhou de forma bastante democrática e respeitosa", parabeniza a todos o presidente reeleito. Embora derrotada do processo eleitoral, Kauffman faz questão de ressaltar que a chapa 2 sai honrada do pleito.

"Agora será muito trabalho pela frente", pontua Kauffman. Antes, porém, o sindicalista agradece a Deus e aos trabalhadores que confiaram nas propostas da até então chapa 1 e hoje direção do STIG. Ele agradece pelo voto de confiança e conta com a participação dos sindicalizados e também dos gráficos que ainda não são, para, juntos, trabalharem em favor de todos da categoria. O dirigente também agradece a aqueles sindicatos dos gráficos de outras regiões do estado, filiados à Federação Paulista da classe, que apoiaram a chapa 1 e todo o processo eleitoral.

written by FTIGESP