Out 16
No final do último mês, durante dois dias, 723 gráficos e as duas chapas de postulantes ao comando da direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Sorocaba e Região deram uma aula de cidadania no processo democrático que foram as eleições sindicais da entidade. A eleição e apuração foram conduzidas pela Federação Estadual da categoria (FTIGESP), coordenada pelo presidente do órgão, Leonardo Del Roy. O dirigente parabeniza a chapa 2 pela vitória nas urnas, encabeçada pelo gráfico João Ferreira da Silva, e principalmente a todos trabalhadores que participaram do processo eleitoral. Apesar da chapa vitoriosa apenas assumir o sindicato em dezembro, a Federação já convida o novo grupo para integrar à comissão da Campanha Salarial Unificada, formada por sindicalistas gráficos do Estado de São Paulo.

A chapa 2 assume o comando do STIG no dia 15 de dezembro, mas, o presidente da FTIGESP chama os futuros sindicalistas para participarem das ações sindicais da Federação sobre a campanha salarial unificada da categoria. A partir desse mês, as atividades começam efetivamente, visto que a pauta de reivindicação conjunta dos sindicatos foi entregue ao segmento patronal no último mês. "Torcemos que os novos dirigentes sejam tão presentes quanto os atuais que perderam o comando do STIG Sorocaba", fala Del Roy, frisando que dará todo o apoio a nova direção sindical e que legitima o resultado da decisão dos gráficos, sobretudo, porque foi ele quem conduziu todo o processo eleitoral, com a lisura e o senso democrático onde garantiu a coleta de todos os votos dos gráficos e a presença dos mesários integrantes das chapas em todo o pleito.

Dos 972 trabalhadores aptos a votar para a direção do STIG Sorocaba, 723 participaram da eleição, sendo 338 na chapa 1 e 359 na chapa 2, além de 26 brancos e nulos. A diferença entre o vitorioso e o perdedor foi apertada. A chapa 2 venceu por 21 votos. "Respeito a decisão de cada um dos trabalhadores que participaram do processo. Se decidiram fazer a mudança no comando do sindicato, apoiamos a escolha dos gráficos", pontua Del Roy. Contudo, o dirigente lembra que a atual direção vinha fazendo uma boa gestão e participativa na assistência do trabalhador de base, bem como nas ações a nível da FTIGESP. O dirigente encerra desejando que a chapa vitoriosa faça um bom trabalho à frente do órgão e que avance em defesa dos trabalhadores, o que, segundo ele avalia, o resultado mais importante é que os gráficos da base sejam beneficiados.

written by FTIGESP