Jan 28
Emprego para portadores de necessidades especiais
A Plura Consultoria e Inclusão Social está contratando pessoas com necessidades especiais para uma grande instituição financeira. As vagas são para atendimento ao cliente, venda de produtos e serviços bancários, abertura e fechamento do caixa. A Lei 8.213/91 estabelece cotas de contratação para empresas privadas com mais de cem funcionários. Os interessados podem se cadastrar no site da Plura (www.plura.com.br). Para mais informações, ligue 3206.4455.

FÓRUM DE TRABALHADORES I – Na primeira reunião com seis centrais sindicais, o governo federal abriu canal permanente de discussão sobre temas de interesse dos trabalhadores. A informação foi transmitida pelo secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para intermediar o debate, após encontro ocorrido no Palácio do Planalto. Segundo Carvalho, esse fórum possibilitará definir políticas trabalhistas que terão validade pelos próximos anos.

FÓRUM DE TRABALHADORES II – Os dirigentes das centrais sindicais saíram de encontro certo de que deram início ao processo de negociação que envolve os reajustes do salário mínimo, tabela do Imposto de Renda (IR) e benefício e aposentadoria da previdência oficial. O presidente da CUT, Artur Henrique, destacou que a reunião permitiu que as lideranças dos trabalhadores pudessem colocar para o governo aquilo que desejam como modelo de aumento do salário mínimo.

FÓRUM DE TRABALHADORES III – Na próxima quarta-feira (2/2), às 10h, haverá uma nova reunião com as centrais sindicais. Gilberto Carvalho disse que levará todas as questões colocadas na reunião à presidenta Dilma Rousseff. Ele admitiu que mais adiante acontecerá uma conversa entre as lideranças sindicais com a presidenta, mas descartou qualquer previsão de data. O ministro reafirmou que o relacionamento com as centrais será mantido nos próximos quatro anos, seguindo as diretrizes iniciadas no governo Lula. Fonte: Blog do Planalto

USIMINAS I – A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital e serviços do grupo Usiminas, inicia 2011 com cinco novos contratos que somam R$ 286 milhões e preveem projetos nas áreas de siderurgia, energia eólica, infraestrutura e equipamentos industriais. Os novos negócios estão alinhados com a estratégia da empresa de atuar em segmentos de alto valor agregado e com grande potencial de crescimento nos próximos anos.

USIMINAS II – O principal deles é o edifício do novo laminador da Gerdau Açominas. A empresa, que terá a Codeme como sócia no empreendimento, será responsável pelo projeto básico, cálculo estrutural, fabricação das estruturas, jateamento e pintura, transporte e montagem, colocação das telhas e sistema de iluminação. O edifício industrial ocupará 110 mil metros quadrados de área coberta, e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2012.

USIMINAS III – Também direcionado ao Complexo de Suape, a Usiminas Mecânica vai fornecer as estruturas metálicas para uma planta de fios de poliéster para indústria têxtil e de polímero termoplástico (PET) para produção de embalagens, garrafas e malhas especiais. A empresa, que também terá a Codeme como parceira, será responsável pelo detalhamento do projeto, fabricação, jateamento e pintura e o transporte das estruturas para a Construtora Norberto Odebrecht, responsável final pela obra. Fonte: Assessoria de Imprensa da Usiminas

IGP-M acelera em janeiro impulsionado pelos preços ao produtor e ao consumidor
SÃO PAULO - O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou inflação de 0,79% em janeiro, taxa 0,10 ponto percentual maior que a apurada no mês anterior, segundo dados divulgados na manhã desta sexta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
O resultado também ficou 0,17 ponto percentual acima das projeções do mercado. Segundo o último relatório do Focus do Banco Central, publicado no último dia 24, a mediana das expectativas para o resultado mensal do índice era de 0,62%.
IPA e IPC impulsionam o índice
Entre os componentes do índice, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) e o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registraram variação positiva em relação ao mês anterior e reforçaram o ritmo de elevação dos preços. Destaque para o os preços ao consumidor, que nesta medição registram inflação acima do patamar de 1,00%, com taxa de 1,08%.
Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou queda de 0,22 ponto percentual na passagem de dezembro para janeiro ao marcar taxa de inflação de 0,37%. Confira os dados:
Grupo Janeiro/2010
(em %) Dezembro/2010
(em %) Variação
(em pontos percentuais)
IPA +0,76 +0,63 +0,13
IPC +1,08 +0,92 +0,16
INCC +0,37 +0,59 -0,22
IGP-M +0,79 +0,69 +0,10
Fonte: FGV
Metodologia de cálculo do IGP-M
O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.
Ele é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC - peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA - peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC - peso de 10%).

Desemprego é o menor em 8 anos, mas inflação já corrói renda do trabalhador
O ano de 2010 foi o melhor momento do mercado de trabalho brasileiro nos últimos oito anos, com o menor nível de desemprego desde 2003 e patamar recorde no número de empregados. Mas a alta da inflação ajudou a corroer a renda do trabalhador, que mostrou queda em dezembro e avanço tímido em todo o ano, em relação ao ano anterior.
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego recuou de 5,7% para 5,3% de novembro para dezembro, e terminou 2010 com média anual de 6,7%, bem abaixo da taxa de 8,1% apurada em 2009.
O número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho foi de 22 milhões, o maior patamar da nova série da PME, iniciada em 2002 e cujos dados anuais começaram a ser apresentados em 2003. Além disso, o total de desempregados em 2010, de 1,6 milhão, foi o menor da série.
Mesmo com os dados positivos de dezembro e de 2010, o cenário brasileiro não aponta para um 'pleno emprego' no mercado de trabalho, para o gerente da PME e economista do IBGE, Cimar Azeredo. Segundo ele, nem todas as taxas de desemprego entre as seis regiões metropolitanas estão mostrando o mesmo cenário.
No caso da região metropolitana do Recife, por exemplo, a taxa de desemprego foi de 8,7% em 2010.'É muito cedo para se falar em pleno emprego. Temos um país com diferenças regionais bastante precisas', afirmou o técnico.
Renda. Os dados positivos de emprego no mercado de trabalho não se refletiram, em igual magnitude, nos ganhos do trabalhador. Embora tenha subido 3,8% em 2010 ante 2009, a renda média caiu 0,7% em dezembro em relação a novembro. Isso porque a inflação deu um salto no ano passado, com alta de 5,91% no IPCA, ante 4,31% em 2009.
'A inflação, de certa forma, funciona como uma espécie de barreira ao crescimento do rendimento do trabalho', afirmou Azeredo.
O técnico do IBGE admitiu que, não fosse o cenário de inflação mais elevada em 2010, contra 2009, a renda do trabalhador poderia ter apresentado um avanço mais expressivo, no mesmo período de comparação.

Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP