Dez 16
Os funcionários da Gráfica Ideal estão revoltados com irregularidades trabalhistas da empresa situada em Campinas, no interior de São Paulo. A primeira parcela do 13º salário, que por lei deveria ser paga até o mês passado, ainda está em aberto. Até o salário de novembro apresenta pendências. Só foi pago uma parte. O Sindicato dos Trabalhadores da Região (STIG) já tomou as providências imediatas. A entidade cobrou a correção das pendências e já notificou a empresa de greve e pode parar na próxima segunda (21) se nada for feito.

A notificação de greve foi protocolada nesta terça-feira (15). "Não vamos tolerar tamanho desrespeito contra os trabalhadores, os quais continuam produzindo independente dos problemas, sobretudo diante do atual quadro de recuperação judicial da Gráfica Ideal", diz Mococa, presidente do STIG Campinas.

Para buscar fazer valer o direito da categoria, o Sindicato, junto com os trabalhadores, promete parar a produção na segunda se a 1º parcela do 13º salário e o restante do salário de novembro não for pago até então.

Além disso, os trabalhadores já temem problemas para receberam a 2º parcela do 13º salário, que deve ser efetuada até o próximo dia 20, bem como temem não receber o adiantamento quinzenal do salário do mês atual. Por esta razão, a pauta de reivindicação, contida na notificação de greve, incluiu também a exigência para que a empresa se comprometa em pagar esses direitos. "É obrigação dela aceitar tais exigências", diz.

written by FTIGESP