Fev 17
Os trabalhadores gráficos das empresas instaladas na cidade de Birigui, no interior do Estado, podem voltar a ser representados pelo Sindicato (STIG) Araçatuba e Região, como era antes da criação do STIG Birigui, há cerca de 10 anos. A mudança deve ocorrer porque o sindicato mais novo está para ser extinto. Não se sabe ao certo, mas especula-se que o encerramento das atividades do sindicato esta ligado ao fechamento da maior empresa na cidade, que tinha centenas de gráficos, condição esta a qual justificou a criação e a existência até hoje do referido STIG.

A fim de não deixar os trabalhadores das pequenas gráficas em Birigui sem amparo e proteção sindical com o fechamento do então sindicato, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (FTIGESP) já iniciou os preparativos para dar prosseguimento ao processo de incorporação do município de Birigui ao STIG Araçatuba.

O primeiro passo é realizar assembleias de trabalhadores sobre o tema no STIG Birigui, como também no STIG Araçatuba. "O primeiro precisa oficializar é a extinção do sindicato e o desejo de se fundir à Araçatuba; já o segundo, por meio de assembleia também, confirmar a aceitação da incorporação Birigui à antida base", diz Leonardo Del Roy, presidente da FTIGESP. Ações posteriores serão tomadas junto ao Ministério do Trabalho para legitimar tal decisão.

written by FTIGESP